Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Turismo agita o verão na Costa Oeste

Durante a estação mais quente do ano milhares de pessoas procuram descanso, esporte e lazer nas praias da Costa Oeste. Com a intensa movimentação a economia também é aquecida. A região da ‘Costa Oeste’ do Paraná é privilegiada por suas belezas naturais que atraem turistas de todo o Brasil e do mundo. Além das maravilhosas Cataratas do Iguaçu e da imponência da Itaipu Binacional, situadas em Foz do Iguaçu, outras cidades da região possuem atrações turísticas ideais para o descanso e a prática de atividades físicas e de lazer. São as famosas prainhas da Costa Oeste, situadas em oito municípios banhados pelo lago de Itaipu, no Rio Paraná.

09/01/2013 - 16:44


O grande fluxo de pessoas durante o verão é responsável também por um considerável incremento econômico nesses municípios, que recebem pessoas de todos os cantos em busca das refrescantes águas e florestas da região. Mercados, lojas de vestuário, hotéis, lanchonetes, farmácias, postos de combustíveis e outros comércios são favorecidos com a intensa movimentação da estação quente. 
“Existe uma grande movimentação nas praias da região, toda essa gente acaba consumindo nos comércios e se servindo da prestação de serviços oferecidas nesses locais”, comenta o presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, Élcio Zimmermann. “Há sem dúvida um considerável incremento econômico nesses municípios durante este período”, acrescenta o presidente.
No total, oito prainhas fazem parte do Conselho dos Município Lindeiros, composto por 16 municípios, 15 do Paraná mais Mundo Novo, Mato Grosso do Sul. Para atender esta região nesse período, o Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES) estabeleceu parcerias com o Conselho e Itaipu, além do apoio da Uniguaçu e projeto Cultivando Água Boa para a realização das atividades esportivas e recreativas com o projeto Verão Paraná.
A novidade este ano foram o aumento do número de atividades oferecidas e a extensão do projeto a todos os demais municípios que não possuem praias, além de Cascavel, incluindo também Mundo Novo, no vizinho estado de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o presidente do Conselho dos Lindeiros, Élcio Zimmermann, o investimento do Estado é muito importante para que a temporada receba com qualidade os turistas que passam pelo município. “É uma forma inteligente de levar esporte, qualidade de vida e saúde para esses municípios”, diz Zimmermann. “Este ano o Verão Paraná será ainda mais abrangente pois vai atender os outros municípios que não possuem as prainhas, mas que fazem parte da Bacia do Paraná Três”, destaca.
Segundo o secretário Roman, o bom andamento do Verão Paraná e a oferta de lazer e esporte para a população durante a estação mais quente do ano, é um pedido especial do governador Beto Richa, que vê a prática de exercícios durante o verão um estímulo para o ano inteiro.
"Queremos ter muitas pessoas praticando alguma atividade durante o verão, e por isso o projeto está sendo ampliado junto com os nossos parceiros. Assim, uma população permanente, e a população flutuante que visita as prainhas aos finais de semana, terão boas programações", destaca o secretário de esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman.
De acordo com coordenador do Verão Paraná, Mauro João Cachel, cada cidade que possui prainha terá até cinco finais de semana com atividades do projeto. As demais cidades terão atividade em um final de semana. “Também faremos a entrega dos materiais esportivos e dos uniformes para as equipes", destaca Cachel.

Estrutura
Cada um dos municípios participantes está responsável pela estrutura local de técnicos e orientadores de atividades, e toda a estrutura de montagem de quadras ficará sob a responsabilidade da SEES. As atividades do projeto serão supervisionadas por profissionais da Secretaria do Esporte, tendo o auxílio de acadêmicos do curso de Educação Física das faculdades da região.
O Verão Paraná vai abranger 15 cidades do Estado, Itaipulândia, Santa Helena, Cascavel, São Miguel do Iguaçu, Missal, Mercedes, São José das Palmeiras, Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Terra Roxa, Pato Bragado, Diamante do Oeste, Foz do Iguaçu, Entre Rios, São José das Palmeiras e Mundo Novo (MS).
Entre as modalidades que terão competições durante os dias do Verão Paraná estão, o futebol sete, o futebol de areia, o vôlei de praia, a bocha de areia, o hand beach, a canoagem e o futevôlei. Já as recreativas contarão com aulas de ginástica e jogos recreativos.

Abertura Verão Paraná
As atividades do Verão Paraná 2013 iniciam na sexta-feira (11). A abertura oficial acontecerá sábado, às 19h, em Santa Helena, com a presença do secretário Evandro Roman.

Calendário

11 a 13/01
São Miguel do Iguaçu, Missal, Itaipulândia, Santa Helena e Marechal Cândido Rondon
Itaipulândia - Torneio de Bocha de Areia

18 a 20/01
São Miguel do Iguaçu, Missal, Itaipulândia, Santa Helena e Marechal Cândido Rondon
Santa Helena - Torneio de Futebol de Areia
Cascavel - Torneio de Vôlei de Praia
São Miguel do Iguaçu - Abertura do Paranaense de HandBeach

25 a 27/01
Entre Rios do Oeste, São José das Palmeiras, Mercedes, São Miguel do Iguaçu, Missal, Itaipulândia, Santa Helena e Marechal Cândido Rondon
Missal - Torneio de Futebol Sete
Mercedes - Torneio de Futebol de Areia
S.José das Palmeiras - Torneio de Volei de Praia
Marechal C. Rondon - Torneio de Futevôlei

01 a 03/02
Entre Rios do Oeste, São Miguel do Iguaçu, Missal, Itaipulândia, Santa Helena e Marechal Cândido Rondon
Mundo Novo -Torneio de Vôlei de Praia
São Miguel do Iguaçu - Torneio de Bocha de Areia
Marechal C. Rondon - Etapa Paranaense de Handbeach
Cascavel - Torneio de Futevôlei

08 a 10/02
Foz do Iguaçu, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Terra Roxa, Guaíra, São Miguel do Iguaçu, Missal, Itaipulândia, Santa Helena e Marechal Cândido Rondon
Guaíra - Torneio de Futebol Sete
Terra Roxa, Pato Bragado, Diamante do Oeste - Torneio de Beach Soccer
Foz do Iguaçu - Torneio de Vôlei de Praia
Entre Rios do Oeste - Canoagem Maratona

Da Assessoria

Anuncio gene 2