O encontro foi aberto pelo presidente do conselho Joel Loh, representante do setor do comércio, que agradeceu a presença de todos os membros do COMDET na reunião e explicou a função deliberativa e consultiva da entidade na formulação das políticas de desenvolvimento econômico bem como promover a execução das mesmas. “Temos muitas atribuições que vão desde contribuir com o desenvolvimento da economia de Toledo com um todo, até promover um produto, feito aqui, e levado para o mundo lá fora passando pela geração de empregos e pela formação profissional”. Joel também lembrou que o COMDET tem um papel consultivo. “Queremos estar sempre aqui, participando, opinando, contribuindo para termos uma cidade pujante e que atenda todos os anseios de seus munícipes, sejam eles na área da saúde ou em qualquer outra necessidade”.
O secretário de Indústria, Comércio e Turismo Edemar Rockenbach lembrou que, gradativamente, a sua pasta terá sua nomenclatura alterada para Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para acompanhar as novas diretrizes para a economia toledana. “Não podemos mais limitar o desenvolvimento de Toledo apenas à indústria e ao comércio. Não temos como mensurar, através de dados concretos, o que temos de produção dentro das áreas rurais, nas nossas ‘indústrias sem chaminé’. Precisamos também alavancar novos setores e matrizes econômicas”. Rockenbach também lembrou que as universidades públicas, que hoje são representadas no COMDET, serão protagonistas neste novo cenário.
Recém empossado conselheiro do COMDET, o secretário de Finanças Neuroci Frizzo citou sua experiência na implantação do primeiro conselho de desenvolvimento municipal, na cidade de Maringá, norte do Paraná, nos anos 90. “Sempre defendi que o conselho, com sua maturidade, possa ter seu orçamento. Isso é importante para que ele desempenhe em sua totalidade suas propostas”. Frizzo ainda lembrou que, em longo prazo, Toledo precisa se preocupar com a questão ferroviária e essa será uma das lutas que, enquanto membro do COMDET, que ele irá encampar.
Por sua vez, o prefeito Beto Lunitti afirmou estar vivendo um momento importante para o município de Toledo. “Diante de vocês agora, me recordo que antes do processo eleitoral, visitamos todos para criar um plano de governo que tivesse a participação popular. Ter 100% dos membros do COMDET presentes neste encontro nos mostra que acertamos em nossa proposta de um governo onde a participação da sociedade foi colocada em primeiro lugar”. Beto frisou aos conselheiros que, em sua gestão, o centro das ações será o ser humano. “Não adianta tratarmos da economia sem cuidar das pessoas”. De acordo com o prefeito, o conselho deverá trabalhar com duas agendas. A primeira debatendo as ações e demandas diárias e uma segunda voltada aos planos de médio e longo prazo.
Beto também explicou aos representantes do conselho a mudança de foco da antiga para a nova gestão da administração municipal. “Temos um olhar voltado à cidadania. Mudaremos alguns hábitos e reciclaremos alguns pensamentos. Respeitaremos a diversidade e não vamos condenar pensamentos diferentes, já que a pluralidade é que nos leva adiante”. O prefeito finalizou dizendo que o desenvolvimento se inicia com a melhoria do transporte público e mobilidade urbana, com uma boa gestão dos resíduos domésticos e do meio ambiente e, por fim, respeito no trato das questões ligadas ao cidadão, como saúde e assistência social que, segundo Beto, não será mais vistas como caridade e benevolência, mas como direito do munícipe.
Primeiros trabalhos
Joel Loh aproveitou a ocasião para informar ao prefeito Beto Lunitti alguns dos trabalhos realizados pelo COMDET nos últimos meses. Segundo ele, foram implantadas duas câmaras técnicas, uma para a formação de um banco de dados com informações do município, do estado e da federação pois, de acordo com Joel, o desenvolvimento passa pelo conhecimento de indicadores econômicos. A outra tem o intuito de estudar a implantação de parques tecnológicos e incubadoras de ideias, já que o município possui leis de incentivo para essa área. “Além disso, precisamos fomentar a criação de parques industriais. Toledo não tem áreas destinadas à instalação de novos empreendimentos”, explicou Loh.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
COMDET empossa novos conselheiros
Nesta quinta-feira (10), na Prefeitura Municipal, foram apresentados os novos membros do COMDET – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo. Os conselheiros empossados são o prefeito Beto Lunitti, presidente de honra da entidade, e os secretários municipais Edemar Rockenbach – Indústria, Comércio e Turismo, Neuroci Frizzo – Finanças, e Jadyr Cláudio Donin – Planejamento Estratégico. Além deles, a servidora municipal Fernanda Moreira vai secretariar a entidade. Também participaram do evento a chefe de Gabinete Selma Becker e o assessor do Governo João Luis Raimundo Nogueira.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 3Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 4Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025



