Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Reunião entre administração municipal e promotoria discute instalação de unidades prisionais

Nesta sexta-feira (11), o prefeito Beto Lunitti e vice Adelar Pelanka receberam o Promotor de Justiça, Dr. José Roberto Moreira, e o líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Ademar Dorfschmidt. Também esteve presente na reunião a chefe de Gabinete Selma Becker. O assunto principal do encontro foi a aprovação, no ano passado, do projeto de lei 150/2012 que prevê o apoio ao Governo do Estado do Paraná para a instalação da Colônia Penal Agroindustrial em Toledo. A contrapartida municipal é a aquisição de um terreno, apoio logístico e outras medidas destinadas à obra.

11/01/2013 - 16:11


José Roberto explicou que o repasse deste terreno foi inviabilizado na gestão anterior devido ao período eleitoral. “Não houve a possibilidade de repasse antes das eleições devido ao que determina a legislação brasileira e após este momento pelo impasse entre a Câmara Municipal e o Executivo”, explicou. O vereador Ademar Dorfschmidt disse que o legislativo municipal, na época, não chegou ao entendimento devido à área onde se buscava a instalação da unidade. “Tínhamos um entendimento de que o Bairro Pinheirinho, região do Jardim Santa Clara IV, não era o melhor local para este empreendimento”.
Outra situação abordada pelo promotor durante a reunião foi a possibilidade da construção de um presídio. “No ano passado, a secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, afirmou haver chances da edificação de um presídio com capacidade para 500 detentos”. José Roberto afirmou que esta estrutura seria ideal para a cidade de Toledo, que no momento abriga aproximadamente 150 presos em sua cadeia pública.
O prefeito Beto Lunitti afirmou que este é um debate que precisa acontecer. “Sei que as pessoas, quando se fala em construir uma instituição prisional, têm um pensamento equivocado de que isto não trará segurança à sua família. Ao contrário, hoje temos o problema da cadeia pública de Toledo, localizada na região central da cidade, a mercê de acontecimentos que podem ser danosos a todos os cidadãos”. Beto lembrou que um local adequado para abrigar as pessoas em débito com a Jstiça seria uma forma de trazer segurança e desenvolvimento ao município. “Vai gerar emprego e desenvolvimento para a cidade. Vamos realizar um planejamento e buscar um local adequado para iniciarmos os estudos”. Beto ainda lembrou que o primeiro passo será uma consulta aos órgãos estaduais sobre a viabilidade e a disponibilidade de recursos.
Ademar sugeriu que na mesma área seja edificado o Cense – Centro de Socioeducação. A instituição atende jovens em cumprimento de medida socioeducativa. “Em Toledo, temos o centro funcionando ao lado do prédio da delegacia. Podemos tentar, de alguma forma, concentrar todas essas estruturas em um único lugar”, comentou.  Ao final, o prefeito Beto Lunitti se colocou à disposição da Promotoria para qualquer discussão que envolva o desenvolvimento do município. “Buscarei também, sempre que precisar, orientações para a solução dos problemas dos nossos cidadãos”.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2