Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Administração municipal e Sanepar estudam abastecimento de água e redes de esgoto em Toledo

O prefeito Beto Lunitti, o vice Adelar Pelanka e os secretários Leoclides Bisognin – Meio Ambiente, e Igor Antonio Colla Januário – Habitação e Urbanismo – participaram na manhã da última sexta-feira (11) de um encontro com o gerente geral do Oeste e Sudoeste da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), Renato Mayer Bueno, e o gerente regional em Toledo, Fabio Leal de Oliveira. Na pauta de discussões os investimentos nas redes de água e esgoto do município de Toledo. Também participaram da reunião a chefe de Gabinete Selma Becker e o secretário de Comunicação Social Jair Scarpato.

11/01/2013 - 16:14


Beto Lunitti demonstrou preocupação com possíveis falhas no abastecimento em Toledo e cobrou uma solução para algumas dessas interrupções. Renato afirmou que está em andamento o processo de inclusão de mais um poço, perfurado na região de Boa Vista, no interior do município, para abastecimento da rede. “Faltam alguns ajustes técnicos para que ele esteja em pleno funcionamento”, explicou. Renato ainda afirmou que até o final deste ano estão previstos mais dois reservatórios de 500 mil litros, um na região do Jardim América e outro no Jardim Panorama, para suprir a carência em virtude de ações climáticas ou cortes de energia.
Segundo o gerente geral, o crescimento de Toledo, principalmente da sede do município, fez com que aumentasse também a demanda por água potável. De acordo com os dados apresentados existem na cidade aproximadamente 35 mil ligações de água, entre residenciais, públicas e industriais e de outras naturezas.
Renato apontou que, em reunião anterior realizada no mês de novembro, foi apresentado o plano para captação de água no Rio Santa Quitéria. A proposta foi defendida pelo secretário Leoclides Bisognin. “Vejo que esta é a melhor bacia para implantarmos essa captação. Na região tem pouca contaminação por suinocultura e a são propriedades maiores. O relevo e a vegetação também contribuem”, explicou.
Estações de Tratamento de Esgoto
Outro assunto tratado durante a reunião foi a implantação das novas Estações de Tratamento de Esgoto – ETE Norte e Sul. De acordo com Renato, a ETE Sul, que será construída na Linha Cerâmica Prata sofrerá atrasos devido aos problemas encontrados em relação à área. “Precisamos de estudos mais aprofundados em relação a esta estação para não termos problemas posteriores. O nosso prazo saltaria de 2014 para 2017”. Renato frisou que, apesar do tempo, as atuais estações de tratamento atenderiam a demanda até esta data. Sobre a região do Jardim Recanto, próximo a Vila Becker, o problema foi solucionado com a construção de um sistema elevatório.
Já a ETE Norte terá seu processo licitatório aberto no próximo dia cinco de fevereiro. Leoclides Bisognin questionou a localização, já que neste momento, existe a previsão de investimentos imobiliários e o crescimento daquela região. Fabio Oliveira explicou que o período de estudo envolve uma gama de projetos e que isto demandaria mais uma década. “Pesquisamos diversas áreas e não existe outra que podemos utilizar. Ela realmente está próxima de um local de moradias, mas existe uma faixa de mata que isolaria a estação”.
Pelanka lembrou que a ETE é necessária para o desenvolvimento da cidade e que Toledo precisa determinar alguns zoneamentos. “É preciso entender que o crescimento depende da criação de estações de tratamento, de aterros sanitários, enfim, de diversas estruturas que, apesar de muitos não gostarem, ou não querer próximos a suas casas, são necessárias. Isto se resolve através de leis de zoneamento”, afirmou. Bisognin complementou dizendo que diante destas questões existem prioridades e que estas devem ser respeitadas.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2