1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

PECUÁRIA

Iapar e Coopavel mostram integração da lavoura e pecuária no Show Rural

Visitantes do Show Rural Coopavel (Cooperativa Agroindustrial) terão à disposição pesquisas do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) sobre pastagens e outras informações que integram lavoura e pecuária. Também, duas vezes ao dia, às 10h e às 14h, haverá palestra para orientar produtores sobre novos modelos de tratamento do solo. O Show Rural começa nesta segunda-feira (7) e segue até sexta-feira (11), em Cascavel.

04/02/2011 - 17:48


Trabalhando com novilhas da raça Purunã, o pesquisador conta que os animais engordaram, em média, 870 gramas diárias no inverno, com alimentação a base de sal mineral e pastagem formada com diferentes combinações de espécies de ciclo longo, como aveia, ervilha forrageira, ervilhaca peluda e azevém.

“O diferencial está na oferta de alimento, que foi até setembro. Na maioria das propriedades, o pasto se esgota já em julho, pois utilizam espécies de ciclo muito curto”, explica Elir de Oliveira. Todos os dados sobre ganho de peso, manejo de pastagem e adubação e produtividade das espécies utilizadas na pastagem estarão à disposição dos visitantes.

PLANTAS – Ainda tratando de alimentação animal, o Iapar preparou vasta coleção de plantas para formação de pastagem: tifton-85; tifton-68; coast-cross; porto rico; brachiaria brizanta (variedades marandu, xaraés e piatã); brachiaria ruzizienses; panicum maximum (variedades mombaça, tanzânia, aruanã e massai); capim pioneiro; milheto e guandu aratã. As opções de plantas podem ser implantadas de acordo com cada região e com o sistema de produção adotado.

A utilização de silagem de grãos de aveia é outra atração da unidade. De acordo com Oliveira, trata-se de um concentrado que oferece alto teor de proteína para os animais e ainda deixa palhada no solo para o plantio direto. Também será possível avaliar o desenvolvimento de pastagem consorciada com árvores. Cinco espécies de eucalipto estão sendo avaliadas para este fim. O objetivo é possibilitar ao pecuarista obter maior produtividade do rebanho e ainda conseguir retorno econômico com a venda posterior da madeira.

A realização de cruzamentos dirigidos, mais conhecidos como “cruzamento industrial”, é outro tema abordado na vitrine de tecnologias para pecuária. Essa técnica visa combinar características desejáveis de duas ou mais raças para ampliar a eficiência produtiva e, consequentemente, a lucratividade do sistema. Significa produzir mais e obter carne de melhor qualidade em menos área e no menor tempo possível. Na unidade do Iapar, os visitantes podem conhecer opções e características de raças para utilização dessa tecnologia.

Sem nome %281144 x 250 px%29