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GERAL

Alterações no software de gerenciamento contábil da prefeitura causam atrasos nos trabalhos

Nesta segunda-feira (14), os servidores públicos que utilizam o programa de gerenciamento dos empenhos, licitações e prestação de contas do município, desenvolvido pela empresa Equiplano, participaram de um reunião. No encontro foram esclarecidos alguns problemas que o software vem apresentando. O diretor do Departamento de Informática, Robson Vozniaki, explica que as dificuldades acontecem devido às alterações da ferramenta visando atender as solicitações do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

14/01/2013 - 14:55


“Trabalhávamos com o programa dentro de certas especificações. Algumas precisaram ser alteradas e a empresa que desenvolve o software, apesar de todo o trabalho, não teve tempo hábil para isso”. Robson ainda explicou que a determinação da STN era para que essa mudança acontecesse em 2014, porém, no Paraná, o TC – PR decidiu adiantar as alterações para este ano.
Ainda de acordo com o diretor, a empresa poderia fazer ajustes temporários para que os serviços fossem executados, porém, existe a preocupação de que essas alterações, em longo prazo, acarretariam problemas à administração municipal. “Este programa faz todo o gerenciamento de compras e licitações, contabilidade e até a folha de pagamento. Qualquer ocorrência anormal bloquearia os certificados do município. Isso seria desastroso”, afirmou.
Para o assessor de Controle Contábil e Financeiro, Milton Endler, os problemas já acumulam dificuldades no andamento do município. “Semanalmente encaminhamos os empenhos de compra. Posteriormente, prestamos conta de tudo isso através das liquidações. Todo este ciclo começa a ter inconsistências, pois não conseguimos ainda nos adequar as novas normativas”, finalizou. Por sua vez, o secretário de Administração, Amauri Linke, afirmou estar fazendo todo o possível para que a situação esteja regularizada ainda esta semana. “A empresa está se dedicando à resolução do problema e o nosso Departamento de Informática tem feito sua parte. Esperamos uma solução muito breve”.

Da Assessoria - Toledo

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