Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Microempreendedores de Foz têm apoio para fazer primeira declaração anual na Casa do Empreendedor

A Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) pode ser feita até 31 de maio. O Sebrae/PR orienta o envio do documento o quanto antes, para que os microempreendedores individuais paranaenses não fiquem com pendências junto ao Fisco. Para facilitar a elaboração da DASN-SIMEI, a entidade formou uma equipe especial para atendimento até o final de fevereiro.

15/01/2013 - 16:28


Em Foz do Iguaçu, por exemplo, os microempreendedores que se enquadraram na categoria, no ano de 2012, têm à disposição, até o dia 28 de fevereiro, um reforço para fazer a primeira declaração anual. O Sebrae/PR disponibiliza consultores especialmente treinados para atender à demanda, gratuitamente, na Casa do Empreendedor, que funciona no município, numa parceria com a Prefeitura de Foz e outras entidades representativas.
A DASN-SIMEI é obrigatória. Caso o microempreendedor não entregue a declaração, além de tornar irregular o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) também ficará com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) em situação irregular.
O processo para a entrega da declaração é feito via internet, mediante o preenchimento de um formulário no qual o microempreendedor individual deve informar os rendimentos do ano de 2012.
Se a atuação do microempreendedor individual estiver ligada ao comércio ou à indústria, também será preciso informar o montante da receita sujeito ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e, por fim, os declarantes deverão responder se tiveram ou não funcionário no período.
Segundo o consultor do Sebrae/PR em Foz, Júlio César Andrade, todos os empreendedores formalizados na categoria, desde 2009, precisam fazer a DASN-SIMEI neste ano. "Em Foz, temos aproximadamente 3,5 mil microempreendedores individuais. Aproximadamente 800 farão a primeira declaração neste ano. Queremos assim, na Casa do Empreendedor, ajudar os microempreendedores que nunca fizeram a declaração e que podem ter dúvidas neste primeiro ano de preenchimento do formulário", explica.
Os microempreendedores formalizados antes de 2012, salienta o consultor do Sebrae/PR, devem procurar um escritório de contabilidade ou fazer a DASN-SIMEI diretamente no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), uma vez que já conhecem o procedimento.
Para fazer a declaração, independentemente se a primeira ou não, o microempreendedor deve ter em mãos as declarações de faturamento bruto de todos os meses de 2012 preenchidas e o número do CNPJ.
O atendimento aos microempreendedores individuais de Foz do Iguaçu, que farão a declaração pela primeira vez, começou no último dia 7 e termina dia 28 de fevereiro. "A declaração é algo que leva, no máximo, 20 minutos para ser feita. Porém, devido à quantidade de microempreendedores, é necessário agendar a visita pelo telefone (45) 2105-1469. Os atendimentos são marcados das 8 às 14 horas", adverte Júlio César Andrade. A Casa do Empreendedor está situada na Avenida Brasil, nº 1.354.
Categoria
O Microempreendedor Individual, figura jurídica instituída pela Lei Complementar 128/08 que alterou o dispositivo do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, também conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, objetiva facilitar a formalização de manicures, pintores, costureiras, carpinteiros, cabeleireiros, artesãos, sapateiros, entre outras profissões.
A nova lei entrou em vigor no Brasil em 1º de julho de 2009. Além dos registros no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), na Junta Comercial, na Previdência Social e na Prefeitura Municipal, o empreendedor que se formalizar também vai usufruir de vantagens previdenciárias como aposentadoria, auxílio-doença e auxílio-maternidade.

Da Assessoria

Anuncio gene 2