Dona Iracema conta que quando sobra um tempinho faz uma varredura em seu quintal em busca de algum recipiente com água parada para descartar. “Eu estou cuidando do meu quintal, da minha vida e das demais pessoas e o meu vizinho? A partir de hoje vou observar melhor a minha área e se ver algo nos quintais dos meus vizinhos vou cobrar para que eles limpem. Não quero morrer e nem quero ter amigos que morreram por causa da dengue”.
O secretário de saúde, Edson Simionato, relata que apesar da frase ser antiga 'prevenir é melhor que remediar'. Simionato declara que o mutirão é uma ação emergencial de prevenção para evitar complicações futuras. "Não queremos ter daqui a dois meses grandes atendimentos hospitalares, causando transtorno nos locais e onerando aos cofres públicos do Município e do Estado".
Há 15 dias em frente da Secretaria, Simionato observa que quando assumiu a função havia um número muito reduzido de agentes, o que pode ter prejudicado na realização das atividades. "Por isso, que o prefeito Beto Lunitti – imediatamente – autorizou as contratações dos agentes e a abertura de um novo concurso público".
Outro fator citado pelo secretário de saúde é que o combate deve ser realizado em todos os períodos do ano, não somente no verão. "Hoje estamos fazendo um combate de forma emergencial, mas o combate também deve ser realizado no período em que o mosquito está mais enfraquecido, que é no inverno. Não podemos baixar guarda. É necessário que a população e o poder público façam o seu trabalho em maio, junho, julho, agosto onde o ciclo tem uma capacidade menor de transmitir a doença. É fundamental que todos os momentos se faça o combate ao mosquito".
O mutirão tem continuidade nesta quinta-feira (17) e o coordenador do Controle e Combate de Endemias, Genair Grunevald, pede que a população colabore para a realização desta atividade. "Se as pessoas tirarem alguns minutos de seus tempos para eliminarem os recipientes com água parada poderemos reduzir o índice de infestação do mosquito. Os agentes devem ser recebidos bem pelas pessoas, porque estão fazendo a promoção de saúde".
Grunevald reafirma que a ação é realmente emergencial e é uma forma de alertar a população que o Município passa por um momento delicado e a qualquer momento pode acontecer uma epidemia. "A população precisa voltar a confiar em nosso trabalho. O mutirão tende a desencadear uma consciência para resgatar a confiança das pessoas e que todos trabalhamos na promoção da saúde".
Ele lembra que durante a desova, a fêmea do mosquito pode colocar de 60 a mais de 100 ovos em recipientes diferentes com água parada. Desta forma, a partir do momento em que o ovo entrar em contato com a água, o embrião se desenvolve em 48h. Em cinco dias se transforma em pupa e mais dois dias se transforma no mosquito pronto para acasalar e ele pode picar até 300 pessoas diferentes”.
GERAL
Mutirão recolhe cerca de 17 cargas de materiais no primeiro dia e atende expectativas dos organizadores
Desde cedo, Dona Iracema Barbosa iniciou organização do material que desejava descartar. O caminhão nem havia passado e tudo já estava em frente a residência e ela aguardava pelos agentes. Dona Iracema e seus vizinhos decidiram entrar na luta no combate ao mosquito da dengue. Nesta quarta-feira (16), o Município realizou o primeiro dia do mutirão de limpeza na região dos bairros São Francisco e Panorama. Contudo é uma pena que nem todas as pessoas acreditaram na ação e organizaram os materiais. Segundo informações da assessoria de imprensa, a descrença da atividade foi apontada pelos catadores como o principal problema na eficiência do recolhimento dos materiais. Diante disso, os profissionais devem retornar em alguns endereços em uma nova oportunidade. O último índice apontou que o bairro São Francisco possui 14% de infestação do mosquito. No Município a média é de 12% e o Ministério Público preconiza até 1%.Nesta quinta-feira (17), as atividades tem continuidade nos bairros, já que a região possui treze casos suspeitos e um confirmado.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 3Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 4Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”