Segundo Elisabeth, Toledo ficou entre os 80 municípios selecionados no Brasil para a implantação do projeto piloto que tem como objetivo implantar uma rede metropolitana (Infovia), para que órgãos de governo, instituições públicas e cidadãos possam ter acesso à internet em banda larga. Elisabeth explicou que o objetivo do projeto Cidades Digitais é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural, ao permitir que os cidadãos acessem os mais diversos tipos de conteúdo existentes na internet, desde sites de busca, redes de relacionamento, wikis, fóruns de discussão até redes sociais, programas de bate-papo, sites de vídeo-streaming e outros. “Além disso, objetiva-se a modernização administrativa das três esferas de governo que passa, necessariamente, pela digitalização e integração dos diversos serviços públicos providos pelos órgãos de governo. Esse processo traz agilidade, complementaridade para as ações governamentais. Alguns dos serviços que poderão ser oferecidos a partir da implantação da infraestrutura das Cidades Digitais são: Gestão da Educação e Portal da Educação, Controle de Matrículas e Ensino a Distância, Gestão do Sistema de Saúde e Telemedicina, e Comunicações Unificadas”, explica.
A analista informou que será implantado um anel de 12 km que vai englobar 18 pontos de acesso ao governo, entre eles escolas, unidade da Secretaria de Saúde, Educação, Cultura, Fazenda, Segurança e Trânsito, Rodoviária, Assistência Social. O projeto contempla também 4 pontos de acesso público localizados na Praça Willi Barth, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, no Ginásio de Esportes Alcides Pam e no Centro Cultural Ondy Niederauer. Nestes locais a população terá acesso a internet Wi-FI.
Segundo a técnica, o anel de fibra ótica trará inúmeros benefícios para o trafego de informações, além de reduzir em no mínimo 50% os valores pagos com telefonia e link de dados, aumento da velocidade da Internet, agilidade na prestação dos serviços públicos, aumento dos serviços oferecidos via internet, além de facilitar o acesso à Internet de qualidade pela população e promover a inclusão digital para fortalecer a inclusão social.
Elisabeth relatou o que o processo iniciou em 2012 quando o Ministério das Comunicações abriu um edital de chamada pública em abril de 2012 e o município protocolou sua proposta que ficou entre as 80 cidades selecionadas das 283 propostas. Em um segundo momento foi realizado o pregão eletrônico para a seleção da empresa que iria realizar o serviço de implantação. A empresa integradora selecionada para atender a região sul do país foi a PETCOM PELTIER Comércio e indústria que já fez um primeiro contato com o município de Toledo no último dia 14 de janeiro.
A empresa irá realizar toda a instalação e implantação do suporte técnico do projeto. O prazo, segundo Elisabeth, para a implantação da primeira etapa de suporte técnico deverá levar de 6 a 8 meses. “Iniciou-se o estudo para elaboração dos editais tendo em vista a contração do projeto de posteamento, junto à concessionária de energia para compartilhamento de infraestrutura, que envolve cálculo de comprimento, resistências, esforços mecânicos, condições gerais de instalação. Em seguida inicia a elaboração de editais para aquisição de equipamentos e na sequência implantação que deve acontecer até dezembro deste ano”, informou.
Monitoramento por câmeras
Além do projeto Cidades Digitais,Toledo também foi contemplado com o Projeto de Expansão de Câmeras de Monitoramento do Ministério da Justiça. Toledo já conta com 15 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade e serão instaladas mais 17 câmeras. Segundo Elisabeth a prefeitura irá promover a integração entre os dois projetos e ramificar o anel integrador de fibra ótica promovendo a ampliação da rede. O objetivo, então, é integrar os dois projetos e ramificar a rede inicial comportada pelo anel. “O que nós queremos é fazer a integração do projeto do Ministério das Comunicações com o projeto do Ministério da Justiça, para que os projetos venham a somar esforços para que a gente tenha uma infovia, um anel de segurança, com a fibra ótica ramificando em vários pontos da cidade. Assim teremos condições de possibilitar a inclusão digital do cidadão para que tenha inclusão social. Segundo Elisabeth até o fim do ano os dois projetos terão que estar finalizados.
O prefeito Beto Lunitti destacou que os projetos vão ao encontro da proposta do plano de Governo defendido, em que objetiva-se desenvolver ações que promovam a cidadania. “Esses projetos somam esforços as nossas ações de governo para oferecer mais serviços públicos à população e ao mesmo tempo trabalhar no sentido de democratizar o acesso à informação. Nosso foco de trabalho é a cidadania e a inclusão social, e o projeto será mais uma ferramenta a serviço desse objetivo maior”, enfatizou o prefeito.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Prefeitura inicia implantação do projeto “Cidades Digitais”
O prefeito Beto Lunitti e o vice Adelar Pelanka juntamente com a equipe de governo conheceram nesta manhã o projeto Cidades Digitais do Ministério das Comunicações/Governo Federal. O projeto que vai contemplar Toledo foi apresentado pelo diretor do Departamento de Informática, Robson Vozniaki e pela analista do Departamento de Informática, Elisabeth Balcewiz.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 3Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 4Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”