O medicamento antiviral oseltamivir só é indicado para paciente com sintomas de síndrome gripal. A orientação é para que as pessoas que apresentem febre acompanhada de tosse e/ou dor de garganta busquem atendimento médico. “A prescrição do antiviral deve ser feita pelo médico, quando for necessário. O antiviral não deve ser receitado como forma de prevenir a gripe”, destaca a médica.
A Organização Mundial da Saúde não recomenda o cancelamento de viagens para países do hemisfério norte. Entretanto, é importante que todos os viajantes observem os cuidados de prevenção da gripe, principalmente os idosos, crianças menores de dois anos, mulheres grávidas e portadores de doenças crônicas.
VACINA – Em nota, o Ministério da Saúde ressaltou que não há obrigatoriedade da vacinação contra a gripe antes de qualquer viagem. A vacina contra a gripe é fabricada com composição específica para cada ano e cada hemisfério, sendo de utilização imediata, durante o período que antecede o inverno. Passado esse período, os fabricantes iniciam a produção da vacina que será utilizada no outro hemisfério, no inverno seguinte. Assim, não há disponibilidade de vacinas contra a gripe no período do verão.
Um dos sorotipos do vírus da influenza que estão circulando nos Estados Unidos e Canadá também integrou a vacina utilizada no Brasil no primeiro trimestre de 2012. “Mesmo quem recebeu a vacina da gripe em 2012 deve adotar medidas de prevenção contra a gripe, pois a proteção fornecida pela vacina é parcial e limitada”, recomenda a médica.
Neste momento, quem buscar vacinação em clínicas privadas deve observar se a vacina é a específica para o hemisfério norte e qual o prazo de validade. Além disso, deve ser levado em conta que a proteção da vacina só se inicia após um período de 7 a 15 dias depois da aplicação.
Em caso de dúvida, contatar o Centro de Informações e Respostas Estratégicas de Emergências em Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, pelo telefone 0800 6438484.
Da AE Notícias
SAÚDE
Secretaria da Saúde alerta os viajantes sobre medidas para prevenir a gripe
A Secretaria de Estado da Saúde orienta os viajantes sobre o aumento dos casos de gripe nos Estados Unidos e de como se prevenir da doença. Desde outubro o país já registrou mais de 28 mil casos de gripe, a maioria do vírus influenza A (H3). “Deve-se evitar o contato com pessoas doentes e lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia. Outra recomendação é o uso do álcool 70°”, afirma a médica do Centro de Informações e Respostas Estratégicas de Emergências de Vigilância em Saúde do Paraná, Angela Maron de Mello.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Prefeitura recebe reitor da Unioeste para tratar da Casa do Estudante
Últimas notícias
- 1A sutil política da inércia
- 2Toledo recebe exposição de artista internacional
- 3Seca recua no Oeste e Noroeste do Paraná e se agrava no Norte e RMC, diz monitor da ANA
- 4Prefeitura de Toledo inicia construção de 30 casas populares em Vila Nova
- 5Sicredi apresenta novidades do cartão Mastercard Black com benefícios exclusivos para associados