De acordo com o Pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor doutor Gilmar Baumgartner, “o Paraná é o único estado que conseguiu, por meio de reivindicações, este tipo de bolsa para pesquisadores extensionistas. E a Unioeste está incluída nessa iniciativa, afirma”.
Ao todo, serão disponibilizadas 340 bolsas de produtividade, no valor de mil reais cada, com duração de vinte e quatro meses. As bolsas são divididas na modalidade Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico/Extensão que é o foco nas universidades do Estado, a qual oferta quarenta bolsas na primeira etapa e mais vinte na segunda, totalizando sessenta bolsas para pesquisadores extensionistas.
A primeira etapa para a submissão das propostas vai até 28 de fevereiro. Já a segunda corresponde de 5 de agosto a 30 de setembro deste ano. O envio da documentação em formato impresso da primeira etapa é até 4 de março e a segunda até 2 de outubro.
O trabalho de seleção e julgamento das propostas será a partir de 11 de março num primeiro momento e 10 de outubro na segunda etapa. Considerando as propostas enviadas e selecionadas, a divulgação dos resultados acontece após 15 de abril na sua primeira etapa e em 18 de novembro na segunda do projeto.
O professor Gilmar comenta ainda que os candidatos podem encaminhar projetos que desenvolvem na universidade, dentro da própria carga horária semanal já cumprida.
Os candidatos à bolsa de produtividade em desenvolvimento tecnológico/extensão deverão possuir título de doutor, no caso das instituições de ensino superior, e de, no mínimo de mestre, no caso de instituições de pesquisa, e também ser coordenador de pelo menos um projeto de desenvolvimento.
Informações adicionais podem ser encontradas no site www.fundacaoaraucaria.org.br, no link Bolsas de Produtividade ou ainda na Proex Unioeste pelo telefone (45) 3220-5670.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Unioeste é inclusa no Programa Bolsas de Produtividade
Com o objetivo de estimular e apoiar os pesquisadores extensionistas das universidades estaduais, a Fundação Araucária divulgou recentemente a chamada pública do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico/Extensão. O programa também tem como finalidade, promover o desenvolvimento e o fortalecimento de grupos de pesquisa vinculados a cursos de pós-graduação stricto sensu e a programas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico/extensão institucionalizados do Paraná.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 3Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 4Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025



