Poderão concorrer arquitetos brasileiros ou estrangeiros associados a escritórios nacionais. O edital será publicado no próximo dia 28 no endereço eletrônico www.concursoestacaoantartica.iab.org.br e os projetos devem ser inscritos até 14 de março.
Atualmente, os pesquisadores brasileiros na Antártica estão trabalhando em navios da Marinha e em um espaço cedido pela esquadra argentina, que fica próximo ao local onde se localizava a Estação Comandante Ferraz. A Marinha aguarda a chegada de contêineres para a instalação provisória de uma base. A estimativa é que, no início de março, militares e pesquisadores já estejam trabalhando nessas áreas.
De acordo com o comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, que é o coordenador do projeto, o objetivo do concurso é debater inovações tecnológicas com os profissionais de arquitetura. "Sabemos que eles podem contribuir bastante com o nosso projeto. Para isso nós fizemos essa parceria com o instituto de arquitetos. Queremos trabalhar com os melhores profissionais e com a mais moderna tecnologia. A base do Brasil será referência sem dúvida. Devido ao incêndio, tivemos alguns atrasos no que se refere à pesquisa, no entanto, é preciso retomar esses estudos, e isso só será possível com a melhor estrutura possível", disse Soares.
Segundo o presidente do IAB, Sérgio Magalhães, a nova base brasileira reunirá beleza, bem-estar e tecnologia. "A arquitetura é uma soma de tecnologia, conforto e, é claro, adequação ao local. Estamos com muita expectativa nesse sentido. Esse concurso vai certamente ajudar bastante esse projeto. É um cortejo de ideias, experiências que se cruzam. Assim como as pesquisas na Antártica contribuem para o desenvolvimento da ciência, esse projeto irá contribuir para o desenvolvimento da arquitetura no Brasil. E isso irá ajudar o desenvolvimento cultural do país."
A previsão é que as obras para a nova base militar iniciem em janeiro do ano que vem. A inauguração deve ocorrer em fevereiro de 2015. O projeto está orçado em cerca de R$ 100 milhões.
Da Agência Brasil
GERAL
Marinha lança concurso para reconstrução de estação de pesquisa na Antártica
A Marinha do Brasil, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), lançou nesta terça-feira (22) o concurso público Estação Antártica Comandante Ferraz, que irá selecionar o melhor projeto de arquitetura para a construção das novas instalações da base militar e científica brasileira. Em fevereiro de 2012, a estação foi parcialmente destruída por causa de um incêndio, quando dois militares morreram.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Itaipu aporta R$ 35 milhões para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



