Durante o encontro foram debatidas questões referentes à instalação da nova sede do Cense/Toledo e apontada a necessidade da construção de uma nova unidade. Claudia Foltran e a Denise Krüger solicitaram, junto ao prefeito, a cedência de uma área – entre dez e quinze mil metros quadrados – para a edificação deste novo prédio para atender a instituição. “Toledo tem uma postura que é referência estadual e nacional no trato com os menores alocados no Cense. Se tivermos uma estrutura física melhor, podemos fazer ainda mais”, explicou Claudia Foltran.
Já a promotora Denise Krüger explicou que a região apresentada pela prefeitura num primeiro momento, na estrada que liga Toledo e a cidade de Ouro Verde do Oeste, se torna inviável devido à distância. “Os adolescente participam de diversas atividades fora do centro de socioeducação e o deslocamento desses adolescentes seria dificultado. Precisamos estar próximos à sede do município”. Outro ponto apontado é que se abriu a discussão para que naquela área seja edificado um complexo prisional o que, segundo Claudia Foltran, geraria um senso comum de que os adolescentes em conflito com a lei estariam sendo alocados em penitenciárias.
Desenvolvimento
O juiz da Vara da Infância e Adolescência Rodrigo Rodrigues Dias afirmou que a nova unidade, que abrigaria 80 adolescentes, traria diversos benefícios para Toledo. Um deles seria a geração de 120 empregos diretos. “É uma estrutura que contempla todo o atendimento as estes jovens desde o desporto até o atendimento em saúde”. Ele lembrou também que estes adolescentes já estão sendo atendidos em um local inadequado, no centro da cidade.
Por sua vez, o prefeito de Toledo se comprometeu apreciar as áreas propostas pelo estado. Beto também se interou da forma com que a construção seria realizada. Claudia Foltran disse que compete ao estado a edificação do espaço, restando ao município a doação do terreno.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
SEDS e administração municipal discutem nova unidade do Cense/Toledo
O prefeito de Toledo Beto Lunitti recebeu em seu gabinete, na última segunda-feira (21), assessora técnica da Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social (SEDS) Claudia Foltran, o juiz da Vara da Infância e Adolescência Rodrigo Rodrigues Dias, a promotora de justiça Katia Krüger, o diretor do Centro de Socioeducação de Toledo – Cense/Toledo – Sandro Moraes e demais representantes da entidade.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 3Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 4Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025



