Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

TOLEDO

Câmara Municipal de Toledo é notificada por haver focos do mosquito da Dengue

 O município de Toledo está mobilizado no combate ao mosquito da dengue com o envolvimento de todas as Secretarias, devido a gravidade que enfrenta o município no momento. 

24/01/2013 - 20:43


 Os Agentes de Combates a Endemias estão visitando todas as residências e estabelecimentos comerciais.

Na quarta-feira 23, duas Agentes de Combate a Endemias vistoriaram a Câmara Municipal de Toledo e encontraram larvas do mosquito  em estágio bastante desenvolvido, chamado de pupa, que é o estágio intermediário, não sendo mais possível evitar que se transforme no mosquito, aumentando o risco à população.

Os focos foram encontrados em um espelho d´água construído em frente ao prédio da Câmara Municipal de Toledo, que passou por uma reforma em sua estrutura. Apesar de sua construção ser recente, este espelho d´água não funciona por defeitos no projeto original e o local está servindo apenas para acumular água, e conseqüentemente tornou-se um perfeito local de proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

O Diretor da Câmara Municipal de Toledo, Mauri Refatti, afirmou que o local será vigiado e que a construção deste espelho d´água é reflexo de um projeto equivocado da gestão do então prefeito José Carlos Schiavinato.

"A câmara foi realmente notificada porque foi construído um espelho d´água há algum tempo atrás num projeto totalmente equivocado e que não o coloca em funcionamento. Esse é um projeto que foi elaborado por técnicos contratados pelo executivo municipal no ano de 2011, para colocar em prática o funcionamento de toda esta estrutura do espelho d´água, só que houve uma série de erros, equívocos e não funciona. Hoje estamos com um problema muito grande, pois chove e acumula água, aí temos que limpar. A Câmara tem deficiência de funcionários na área de zeladoria, então há um tempo atrás, inclusive o presidente da Câmara, na época, encaminhou um ofício ao prefeito para que fossem enviados servidores técnicos para a realização da limpeza porque a prefeitura tem um corpo técnico responsável pela manutenção desses locais, como chafarizes, fontes. O prefeito em exercício então determinou, mas raramente passa uma equipe por aqui, então estamos com este problema, pois teremos que fazer um novo projeto comprar uma bomba com capacidade maior para colocar em funcionamento. Só que na minha opinião ainda é um desperdício de dinheiro e de água. É bonito mas com um custo muito elevado de manutenção, um desperdício de água tratada, e antes de se fazer estas fontes, deveria ter sido feito um planejamento de custo e consumo de água que não é ecologicamente correto, pois a água utilizada nestes chafariz e em todos os outros espalhados pela cidade, é utilizado água tratada. Em relação a notificação, providenciamos a limpeza, para evitar que se crie o mosquito da dengue em um espelho d´água que vai ser complicado colocar em funcionamento".

A única solução prevista para este problema, conforme  Mauri Refatti, é a elaboração de outro projeto para que se coloque em funcionamento a bomba d´água, sendo necessário mais investimentos de recursos públicos.

A obra teve várias complicações no decorrer da sua construção, o que foi constatado pelo engenheiro  responsável, porém, segundo o Diretor,  sem condições de alterar o projeto da obra. “No momento não foi possível evitar o andamento da  obra, pois o prefeito encaminhou uma planilha com os custos e caberia a Câmara apenas a elaborar o processo de licitação,  pois a princípio estaria correto e, quando chegou na etapa de instalar a bomba, o construtor constatou que seria impossível o funcionamento do espelho d´água com os chafarizes", destacou.

A possível solução deste problema será a construção de um novo local para instalar outras bombas d´água mais potentes.

“Estamos  conversando com o atual presidente da Câmara Municipal e já estiveram aqui alguns técnicos engenheiros eletricista para elaborar um outro fosso para colocar uma outra bomba com capacidade maior para por em funcionamento", finalizou.

Questionado sobre o valor desta obra especifica o Diretor não soube responder, relatando que o valor da obra foi global, que envolveu outras reformas no prédio do legislativo e a construção de outro espaços.

 

Anuncio gene 2