De acordo com Simionato, todas as cidades paranaenses receberão, de forma escalonada, estes recursos, porém, parte deles teve o auxílio entregue em caráter emergencial. “São localidades que enfrentam problemas pontuais, no nosso caso, o risco de dengue”, explicou. No total, R$ 139 mil serão disponibilizados pelo Governo Federal. “O dinheiro vem Vigisus e os governos estaduais se encarregam de distribuí-lo as administrações municipais”, explicou.
O secretário também lembrou que muitas estruturas municipais precisam ser melhoradas e o dinheiro será empregado nessas adequações. “Temos salas de vacina que ainda não possuem ar condicionado, o que é uma exigência da vigilância epidemiológica, e isso precisa ser providenciado”, explicou. Simionato também disse que acontecerá também a aquisição de equipamentos para a Coordenadoria de Controle e Combate às endemias, entre eles um novo veículo.
Por fim, Simionato afirmou que há um esforço de todas as esferas governamentais para que os projetos de vigilância em saúde sejam desenvolvidos com eficiência. “A preocupação com a prevenção de doenças é constante por parte dos gestores sejam eles federais, estaduais ou municipais. Não queremos que a população adoeça, e isso se faz através de cuidados já oferecidos, mas que serão melhorados a partir destes recursos”, finalizou.