Eles citam, entre outros, a desoneração da folha de pagamentos às empresas, a redução das taxas de juros e, mais recentemente, o anúncio de diminuição da tarifa de energia elétrica, que chegará aos 32% para o setor industrial. "São avanços que há muito o setor produtivo reivindicava para poder se tornar ainda mais competitivo e criar novas oportunidades", conforme Rainer.
O documento pede o apoio do governo federal a obras consideradas fundamentais para o processo de expansão do Paraná. Entre as solicitações estão melhorias no Porto de Paranaguá e nas malhas rodoviária e ferroviária do Estado. Especificamente sobre o Oeste do Paraná, a Caciopar reivindicou pelo Aeroporto Regional, pela duplicação da BR-277 e pelas extensões da Ferroeste a Paranaguá e também ao interior do Mato Grosso do Sul.
A Caciopar e a Faciap, segundo Mario César Costenaro, são parceiras dos governos estadual e federal na busca de meios para viabilizar projetos estruturais importantes para o fortalecimento social e econômico do Estado. "Com esses investimentos, a região e o Paraná crescerão ainda mais e darão resultados ainda melhores ao processo de expansão dos indicadores de todo o Brasil", complementa Rainer Zielasko.