1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Fraternidade Viva chega às escolas

A mais nova edição da Cartilha “Fraternidade Viva”, editada pela Diocese de Toledo, em parceria com um grupo de educadores, chega às mãos dos professores e estudantes da região diocesana ao longo deste mês de fevereiro. A proposta, que está em sua 6ª edição, é oferecer material adequado para a reflexão do tema da Campanha da Fraternidade 2011, com o tema “Fraternidade e Vida no Planeta”.

07/02/2011 - 14:49


Todo o material está sendo distribuído, gratuitamente, às escolas públicas e privadas na região diocesana. Nele, os professores encontram conteúdo para aulas interdisciplinares, podendo relacioná-lo com disciplinas como Biologia, Ciências, Geografia e Língua Portuguesa, entre outras. Com isso, espera-se estimular a formação do cidadão comprometido com a sustentabilidade.
“Estamos distribuindo 30 mil exemplares do manual do estudante, contendo atividades para alunos do Fundamental I, que abrange do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Além disso, mais 8 mil exemplares da Cartilha Fraternidade Viva – Manual do Professor, que poderão desenvolver as atividades propostas para estudantes do Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos”, informa o coordenador geral da cartilha, André Boffo Mendes.
O bispo diocesano, D. Francisco Carlos Bach, assina a apresentação do Manual do Professor, onde sublinha aos educadores, professores e alunos que todos “somos convocados a administrar com carinho os bens que o Senhor Deus criou”.

Parcerias pela vida no Planeta
Além do material impresso, 288 escolas públicas e instituições de ensino da rede particular recebem, cada uma, o CD com canções que farão parte das atividades alusivas ao tema da Campanha da Fraternidade. Completam o material de divulgação do tema da CF 2011 nada menos que 50 mil cartelas de adesivos, com frases vinculadas à preservação ambiental, e outros 8 mil chaveiros. A Cartilha Fraternidade Viva, que está no programa de compensação de emissões de gases de efeito estufa, é resultado da colaboração de inúmeras pessoas que atuaram na elaboração, revisão metodológica e ortográfica, argumentação e revisão teológica, diagramação e arte final. A Itaipu Binacional, por meio do Programa Cultivando Água Boa, patrocina o material educativo e colabora na sua divulgação. O restante do custeio da Cartilha tem como fonte o Fundo Diocesano de Solidariedade que, por decisão das instâncias consultivas da Diocese de Toledo, destina parte da Coleta da Solidariedade, do Domingo de Ramos, para esta finalidade.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29