Segundo Jaqueline Azevedo, ginecologista cooperada a Unimed Costa Oeste, os números poderiam ser diminuídos, se o público feminino adquirisse o hábito de realizar a Mamografia nas datas previstas pelo médico, para cada caso e idade. “Este exame permite a detecção precoce do Câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, em que o tumor não é palpável”, observa. “Nestas condições, o tratamento que já evoluiu muito nos últimos anos, cura a doença, sem necessidade também, da retirada da mama”, explica a médica.
Prevenção
O exame das mamas é regulamentado pela Lei da Mamografia (Lei 11.664), de 2009, que dá direito à mulher - a partir dos 40 anos – a fazer o exame gratuito, segundo recomendação médica. Mulheres com histórico familiar da doença devem fazer a Mamografia anual, a partir dos 35 anos. Segundo Jaqueline, o autoexame pode ser feito mensalmente, de quatro a seis dias após o fim da menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis. “Já para as que não menstruam mais, deve-se escolher um dia do mês”, ressalta a ginecologista. Hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e fazer o uso de hormônios e anticoncepcionais apenas com acompanhamento de um médico, aumentam a qualidade de vida e servem como aliados na prevenção do Câncer de Mama.
Da Assessoria
SAÚDE
Dia Nacional da Mamografia: data alerta para importância do diagnóstico precoce
Dia 5 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional da Mamografia. A data – criada em 2008 – serve como alerta para as mulheres sobre os cuidados com a saúde. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgados ainda em 2012, as taxas de mortalidade pela doença, continuam elevadas devido ao diagnóstico realizado em estágios avançados.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 3Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 4Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”