1144x150 %284%29

GERAL

Memorial da Cerâmica ganha novos equipamentos históricos

O Memorial da Cerâmica, em Novo Sarandi, no interior do município de Toledo, ganhou novos equipamentos. Foram instalados e entregues, no final de semana, peças antigas utilizadas por cerâmicas da região para a produção de tijolos.

07/02/2011 - 15:38


O material foi concentrado no espaço, que visa fazer um resgate histórico das indústrias nesta área existentes no distrito e comunidades vizinhas, além da valorizar a importância deste segmento para a economia local.

Foram instalados equipamentos como maromba, prensa, cortador de tijolos, entre outros, resgatados pelo Sindicato das Indústrias de Cerâmicas do Oeste do Paraná, com o apoio do museu histórico Willy Barth. O Memorial da Cerâmica, construído logo da entrada do distrito, conta com um portal, bancos, ajardinamento e iluminação, além de caminhos que levam até uma chaminé com cerca de 50 metros de altura, utilizado pela Cerâmica Ipê, que funcionava no local até 1961.

Hoje o local está se transformando em ponto turístico do município e de grande concentração de pessoas.

O prefeito José Carlos Schiavinato, o vice-prefeito, Lúcio de Marchi, os deputados federal Dilceu Sperafico e Duílio Genari, secretários, assessores, o administrador distrital Odair Maccari, entre outros convidados participaram da entrega dos equipamentos no sábado. O trabalho, conforme o prefeito, visa resgatar um pouco a história de Toledo e ao mesmo tempo criar espaços urbanos de convívio das pessoas.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29