Diante do problema, Edemar se comprometeu em iniciar, junto com a Secretaria de Fazenda (SF) e a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST), o trabalho de fiscalização desta atividade. A primeira ação será orientar os vendedores e, a partir da segunda quinzena de fevereiro serão autuados e terão suas mercadorias recolhidas. Segundo o secretário, as pessoas que realizam este tipo de comércio ferem o Código de Posturas do município de Toledo em, pelo menos, dois itens. “Primeiramente, eles precisam ter alvará para este tipo de trabalho. Segundo, o uso do passeio público (calçada) para colocar os expositores das mercadorias”, explicou.
Apesar de proibida, a prática é freqüente e a ação dos fiscais da prefeitura não consegue atender a demanda. De acordo com diretor do Departamento de Receita, Jaldir Anholeto, nem mesmo a possibilidade de perder suas mercadorias inibe a ação dos vendedores. Jaldir ainda salientou que a oferta destes produtos ilegais e de procedência duvidosa existe porque há também uma demanda de compradores. “Quando a pessoa adquire uma mercadoria desses ambulantes, deixa de arrecadar impostos para o município. Indiretamente, interfere no bom andamento da saúde pública, da educação e na prestação dos serviços públicos. É uma questão de cidadania”, afirmou. A multa para os ambulantes flagrados exercendo a atividade de forma ilegal é de R$ 432,00.
Auxílio do Departamento de Segurança Municipal
O secretário da (SMST), Paulo dos Santos, explicou que a Guarda Municipal vai iniciar, já nesta semana, a orientação aos vendedores. “Na medida do possível, vamos auxiliar o trabalho de fiscalização e, num primeiro momento, informar estas pessoas da ilegalidade da atividade exercida por elas”. Apesar de não ter ainda um plano de ação definido com as outras secretarias envolvidas, Paulo alertou que não haverá truculência nas abordagens. “Os ambulantes, no seu ponto de vista, estão trabalhando. Em vista disso não vamos usar um tratamento rude”, finalizou.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Administração municipal vai intensificar fiscalização dos ambulantes
A situação dos ambulantes que utilizam as calçadas e floreiras do centro de Toledo para exposição e comercialização de produtos diversos tem gerado preocupação para os setores competentes da administração municipal. Reunidos na última quarta-feira (06), representantes da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edemar Rockenbach, discutiram o assunto. O encontro aconteceu no auditório ACIT.
Mais lidas
- 1Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 2Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 3Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 4Itaipu aporta R$ 35 milhões para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus
- 5Lançamento do “Bioenergia na Escola” reúne alunos do Clube de Ciências
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



