Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Prefeito destaca ações na abertura do Legislativo em 2011

O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, agradeceu o apoio dos vereadores e pediu a continuidade neste ano, no reinício das sessões legislativas, nesta segunda-feira (07), na Câmara de Vereadores. Schiavinato, ao lado do vice-prefeito Lúcio de Marchi, atendeu a convocação da Câmara de Vereadores, segundo determina a Lei orgânica do Município, e participou do início dos trabalhos, falando sobre as ações executadas em 2010 e previstas para 2011.

07/02/2011 - 15:55


Ele agradeceu ao ex-presidente, Renato Reimann pela condução dos trabalhos e pediu ao novo presidente, Adelar Holsbach, o mesmo empenho e dedicação na condução das atividades neste novo período.

Segundo o prefeito, as contas do município estão absolutamente em dia, o que dá tranquilidade ao município para executar as ações ainda previstas e manter os serviços de saúde, educação, cultura, entre outros, dentro da normalidade e visando sempre proporcionar mais qualidade de vida à população. Entre os investimentos realizados ele destacou a entrega da primeira etapa das obras do Parque do Povo, o que está permitindo a utilização pela população, e obras ainda previstas, que em breve deverão ser entregues, como o acesso pavimentado ao parque, rede elétrica para iluminação pública, entre outras estruturas. Ele também falou dos investimentos feitos no município em iluminação pública, construção de casas populares e aquisição de novas áreas para implementar o programa, readequação e cascalhamento de estradas, reurbanização de diversos trechos urbanos, melhorias na condição de ocupação de espaços públicos urbanos, investimentos em urbanização de sedes distritais, ampliação da sede do Corpo de Bombeiros e pavimentação rural em parceria com o homem do campo. O programa, hoje considerado referência nacional, atingiu 100 quilômetros executados e a meta é chegar a 174 quilômetros até o final de sua gestão (em 2012), através de parcerias com o produtor e investimentos municipais e federais.

 

 

 

Ele também falou de melhorias feitas em creches e escolas, ampliação e reformas de postos de saúde, construção de piscina pública na Vila Pioneiro e piscina na escola do CAIC, construção de novas creches, ampliação dos Centros de Referência em Assistência Social e reformas, melhorias e ampliações de centros comunitários, melhorias no almoxarifado central, implantação de praças no interior do município, e melhorias no aterro sanitário municipal, também hoje referência. Schiavinato falou ainda dos investimentos que estão sendo feitos na cozinha social para melhorar o armazenamento dos produtos e garantir fornecimento de alimentos de qualidade para a merenda escolar (cujo atendimento será ampliado) e inauguração do quinto restaurante popular, da Vila Paulista, previsto para março.

Schiavinato ressaltou ainda a parceria com o governo federal, em diversos programas como o Compra Direta e Restaurantes Populares, garantindo alimentação de qualidade à população, além do bom entrosamento com o governo federal. Mesmo sendo duas administrações novas (federal e estadual) ele acredita que o bom relacionamento com as duas possa trazer resultados positivos e benefícios para Toledo. O prefeito de Toledo destacou ainda o apoio dos vereadores na aprovação do Orçamento e ressaltou a decisão de não prever investimentos com recursos federais e estaduais no orçamento. Com isso, a cada liberação, os vereadores devem analisar individualmente, como aconteceu com a liberação de recursos federais para a construção do Hospital Regional. São cerca de R$ 12 milhões que serão aplicados na construção da unidade, em área já definida próxima ao campus da PUCPR em Toledo. O processo, frisou ele, está sendo acompanhado de perto em Brasília, tanto por ele como pela equipe técnica da prefeitura. A obra deve iniciar ainda neste ano, assim como outras já previstas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento. É o caso da Praça do PAC, no Jardim Santa Clara, beneficiando cerca de 400 famílias instaladas nesta região com a construção de novos conjuntos habitacionais, três novas unidades básicas de saúde, localizadas no Jardim Pancera, Jardim Concórdia e Loteamento Santa Clara, um pronto atendimento (UPA), próximo ao campus da UTFPR e futuro Hospital Regional, e unidades do SAMU, ligado a central de Cascavel, que está adequando a sua estrutura para atendimento. A liberação da unidade para Toledo depende da remodelação desta estrutura de atendimento.

Ele também assegurou a conclusão ainda neste ano de obras em andamento, financiadas pelo Paraná Urbano, como o Centro da Juventude da Vila Pioneiro e a trincheira da Avenida Maripá, além dos investimentos com recursos do BID, como a conclusão da ampliação do ginásio de esportes Alcides Pan e o centro de Ginástica Rítmica e Artes Marciais, junto ao Complexo Esportivo 14 de Dezembro, além da urbanização de diversos trechos da cidade. As obras com recursos do BID devem ser finalizadas até julho, um ano antes do prazo inicialmente acordado. Conforme o prefeito de Toledo, o município cresceu 2,15% nos últimos anos, segundo dados do Censo, acima da média do estado, e para tanto deve planejar e executar investimentos que garantam o crescimento ordenado do município, mantendo níveis atuais de qualidade de vida.

 

Da Assessoria - Toledo

Educação e saúde

Sem nome %281144 x 250 px%29