Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Transtol apresenta diagnóstico e proposta de mudanças para transporte coletivo

O prefeito Beto Lunitti recebeu representantes da Transtol que apresentaram propostas para melhorar a eficiência no transporte coletivo do município. Da administração municipal participaram do encontro o secretário de Segurança e Trânsito Paulo dos Santos, o diretor do Departamento de Trânsito e Rodoviário, Fabiano Leite Faria, o assessor de Assuntos Comunitários, Valtair Apolinário. Representando a Transtol esteve presente o presidente Donato Gulin, Juliano Gulin Ribeiro – diretor – e Camilo Marra - gerente geral. Na oportunidade o consultor em transporte público, contratado pela empresa, Marcos Nerbass apresentou um estudo sobre o transporte no município e propostas de melhorias.

08/02/2013 - 13:37


O consultor expôs ao prefeito e equipe de governo propostas para melhorar a mobilidade urbana a partir do Sistema Integrado de Transporte Coletivo Urbano de Toledo (SIT Toledo). Segundo Nerbass o programa de melhorias operacionais contempla maior acessibilidade, conectividade, confiabilidade e tempo de viagem. O consultor explicou que diante da realidade do transporte coletivo em Toledo pelo qual mais de 14 mil usuários por dia utilizam o sistema é preciso trazer mais agilidade para o deslocamento dos ônibus bem como diminuir o tempo de espera nos pontos e terminal. Uma das propostas apresentadas pelo consultor é criar uma faixa exclusiva para o tráfego dos ônibus. Segundo o engenheiro essa medida irá reduzir tempo de viagem para 80% dos passageiros embarcados no terminal central, além de reduzir o tempo de espera nos pontos da região central que correspondem a 19% dos embarques no sentido centro/bairro. Outro aspecto apontado como positivo com esta mudança seria a possibilidade de sincronismo entre chegadas e partidas no terminal central, hoje prejudicadas pelo atraso nas viagens ocasionadas pelo aumento progressivo da interferência do tráfego de automóveis à circulação dos coletivos.
Nerbass considera, a partir do estudo realizado, que Toledo tem um bom sistema viário, por apresentar vias pavimentadas e largas. “Nós identificamos que o sistema de transporte pode ser melhorado. Identificamos que existem muitas linhas que passam por uma quantidade muito grande de ruas, ou seja, acabam dando voltas dentro do bairro. Tecnicamente o que se faz é eleger vias principais dentro dos bairros onde trafegam todas as linhas que servem aquele bairro. O objetivo é reduzir o tempo de espera das pessoas e o tempo de viagem dentro dos ônibus”, comentou. O consultor apresentou ainda uma proposta para a melhoria do sistema. “O que estamos propondo é um redesenho de algumas linhas e criar uma faixa exclusiva para saída dos ônibus do terminal”, explicou Nerbass que salientou que é necessário melhorar o trajeto de saída dos veículos de dentro do terminal. “Hoje os ônibus precisam realizar uma volta expressiva pela Parigot de Souza até entrar na rota de destino. Estamos propondo uma faixa exclusiva perfeitamente viável que vai reduzir o tempo de viagem das pessoas, melhorar o conforto e reduzir o tempo de espera nos pontos também”, afirmou.
Aliada às mudanças operacionais a proposta também contempla a bilhetagem eletrônica que segundo o consultor é fundamental para a integração do sistema de transporte coletivo. “A bilhetagem será fundamental, pois vai permitir que o usuário possa no meio do caminho descer do ônibus e pegar outro ônibus sem passar no terminal para fazer a integração, e sem a necessidade de pagar outra passagem”, disse o consultor em transporte. Segundo ele o objetivo é melhorar a mobilidade dentro da cidade e as alternativas de deslocamento para as pessoas. “O projeto operacional que estamos propondo aliado à bilhetagem eletrônica vai resultar nisso, e temos a expectativa que as pessoas que se utilizam de automóvel possam migrar para o transporte coletivo”. Nerbass argumentou ainda que a bilhetagem eletrônica agiliza o tempo de embarque nos trajetos das linhas reduzindo o tempo de viagens, amplia a integração tarifária do sistema por permitir a realização de transbordos entre veículos de linhas distintas fora do terminal central sem o pagamento de nova passagem. “O que queremos é facilitar a circulação dos coletivos nas vias urbanas, monitorar a operação para corrigir falhas e planejar e implantar melhorias operacionais que irão conferir mais qualidade aos serviços”, destacou o consultor.
O prefeito Beto Lunitti disse na oportunidade que o objetivo da administração é oferecer um serviço de qualidade à população e por isso que ampliar e aprofundar o debate em torno do sistema de transporte coletivo no município. “Queremos que o sistema se torne mais eficiente, mais ágil e atenda às necessidades da população. Para isso temos que estudar bem e encontrar soluções que sejam viáveis para a nossa realidade.”, frisou o prefeito que disse ainda que pretende consultar a população por meio de audiências públicas que devem acontecer a partir do mês de março.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2