O vereador, Rogério Massing, destacou que ao longo de décadas a Unioeste se tornou referência em ensino superior, adquirindo know-row que consolidou seus cursos de formação e até mestrado e melhorou a cada ano a qualificação de sua docência e de equipamentos laboratoriais para o fomento da pesquisa e a difusão do conhecimento. “É preciso considerar que a própria universidade mantém em funcionamento o Instituto de Pesquisa e Produção em Aquicultura (InPAA), localizada entre a antiga Usina São Francisco e o Tecno-Parque. Por isso, sugiro que a área seja em frente ou próxima ao InPAA, formando com isso um novo e próspero complexo acadêmico”.
Massing ressaltou que investimentos públicos (federal e estadual) foram destinados a ampliar o acesso do cidadão brasileiro a educação superior. “É fato que cada recurso aplicado na área educacional retorna em novos atrativos e melhoria de vida a todos, agregando valor aos municípios e as futuras gerações; o que diante disso, nos motivou a fazer tal indicação”.
O líder de governo, vereador Ademar Dorfschmidt, destacou a seriedade do trabalho que é conduzido pela Universidade e, por isso, acredita que o governo Municipal irá apoiar a iniciativa. “Não tenha dúvida que o governo de Beto Lunitti e Pelanka estará de portas abertas (no que for possível) para incentivar o desenvolvimento da universidade. Além que o vereador Rogério Massing tem as ‘portas abertas’ com o governo Beto Richa e fará a parte política para que isso se concretize em nosso Município”.
O vice-reitor da Unioeste, Carlos Alberto Piacenti, disse que a construção de um novo espaço para a Universidade vai auxiliar no desenvolvimento da educação na cidade e no crescimento da Unioeste. “Há alguns anos, a instituição não abre novos cursos, pois toda a área já está ocupada e não é possível ampliar devido a necessidade de laboratórios, principalmente no que se refere aos cursos de engenharias”.
Piacenti afirmou que a indicação do vereador condiz com que o prefeito anunciou durante a campanha. “Mostra que todos os vereadores estão preocupados com o desenvolvimento da educação no Município”.
O vereador, Rogério Massing, lembrou que a Unioeste é a primeira instituição de ensino superior instalada no Município, surgida da incorporação de quatro faculdades municipais: Facisa (Foz do Iguaçu), Facimar (Marechal Cândido Rondon), Fecivel (Cascavel) e a Facitol (Toledo). A Unioeste foi reconhecida em 23 de dezembro de 1994, através da portaria nº 1784-A/94 do Ministério da Educação.
EDUCAÇÃO
Campus II da Unioeste deverá ser instalado em Toledo
Na última sessão da Câmara de Vereadores de Toledo – na noite de quinta-feira (14) – o vereador Rogério Massing fez a indicação nº 058/2013 referente a instalação do campus II da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), no Município. Massing lembrou que recentemente a Unioeste - em seu planejamento estratégico de crescimento - manifestou o interesse da construção e instalação do campus II na cidade. O novo espaço seria destinado a novos cursos de engenharias, desta forma, ofertando com isso mais condições de cursos, vagas, pesquisas e ampliações futuras. Diante disso, o vereador solicitou apoio do prefeito Beto Lunitti com o repasse de uma área de aproximadamente cinquenta mil metros quadrados necessários para a sua implantação. O vice-reitor da Unioeste, Carlos Alberto Piacenti, lembrou que durante a campanha, o prefeito sinalizou que iria administrar em conjunto com as instituições de educação e auxiliaria no desenvolvimento de ações. Na próxima semana será realizada uma reunião entre o prefeito Beto Lunitti, representantes da Unioeste e demais autoridades para discutir este e outros assuntos de interesse da Universidade.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 3Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 4Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025



