Casa de not%c3%adcias 1144x150

PECUÁRIA

Inicia a temporada das festas gastronômicas regadas à carne suína

Na terra do Porco no Rolete, no município que ficou conhecido como um dos principais produtores de suínos do Brasil, com um plantel que oscila entre os três maiores segundo o IBGE, inicia neste mês a temporada das festas gastronômicas com pratos à base da carne. Tem para todos os paladares. Desde os assados inteiros e com recheio, entre eles o mais conhecido o Porco no Rolete, até a carne preparada em tachos.

08/02/2011 - 09:03


Somente no calendário oficial de eventos do município, são quase 10 festas de agora até dezembro que servem exclusivamente carne suína. A abertura da temporada ocorre no dia 27 com a III Festa do Porco à Paraguaia no Jardim Pancera.

Algumas ainda anão tão conhecidas, outras destacam-se pela tradição. Em abril, por exemplo, acontece a XIII edição da Festa do Leitão à Sarandi. Em agosto a 20ª edição da Festa do Leitão na Estufa de Vila Nova e a 38ª edição da Festa Nacional do Porco Assado no Rolete é realizada sempre em setembro. Juntas somente estes três eventos reúnem um público próximo a 60 mil pessoas.

 O consumo

 Os eventos que nasceram para incentivar o consumo da carne deram certo. Em Toledo, por exemplo, o consumo da carne suína é quase o dobro da média nacional. Enquanto cada brasileiro de modo geral come em torno de 13 quilos por ano, em Toledo já ultrapassa os 22 quilos. “A gente sabe que muito disso ocorre em virtude das festas gastronômicas”, lembra o assessor técnico da Associação Municipal dos Suinocultores, Leoclides Bisognin.

Ele destaca que a média do consumo na região Sul é de aproximadamente 18 quilos per capita e isso também sofre influência direta do clima. A carne suína, por ser mais forte, é mais procurada no inverno. No Brasil ela é a terceira na lista das preferências, mas no mundo ela ocupa a primeira posição entre as mais consumidas.

Sem nome %281144 x 250 px%29