Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Beto Lunitti estuda viabilidade de parcerias com Senac

O prefeito Beto Lunitti recebeu na última sexta-feira (15) a gerente da unidade do Senac/Toledo Dalva Zigante e os técnicos Eliana Bordignon e Flávio Giacomel. O objetivo da visita era apresentar e discutir junto à administração municipal as possibilidade de parcerias com o Senac. Segundo a gerente da unidade neste primeiro encontro foi apresentado ao governo municipal os produtos ofertados pelo Senac em termos de cursos profissionalizantes.

18/02/2013 - 13:23


“Apresentamos os produtos para que o novo governo possa avaliar e tomar conhecimento sobre as linhas de ação que o Senac atua e a partir disso avaliar o que pode estar contando com o Senac para complementar suas ações previstas no plano de governo”, afirmou Dalva. A gerente enfatizou ainda que a intenção é somar esforços para que o município de Toledo tenha cada vez mais jovens capacitados e qualificados.”Queremos que os jovens tenham condições de trabalhar no município e melhorar cada vez mais sua condição de vida”, disse Dalva.
O prefeito Beto Lunitti disse na oportunidade que uma das prioridades da administração é contribuir com políticas públicas que fomentem o desenvolvimento. Na avaliação do prefeito um dos mecanismos para o avanço no desenvolvimento social e econômico é justamente a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho. O prefeito comentou também que o governo municipal tem a intenção de ampliar a oferta de ensino profissionalizante bem como facilitar o acesso aos jovens. Nesse sentido, o secretário da juventude Benir Rotta comentou a possibilidade de se oferecer cursos profissionalizantes nos dois Centros da Juventude no município na parte da noite e também nos fins de semana. “Queremos facilitar o acesso e levar os cursos o mais próximo possível da comunidade e também atender as solicitações da comunidade”, disse o secretário.
Dalva informou que inicialmente há possibilidade de construir dois projetos em parceria. “Um dos projetos pode ser viabilizado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que é realizado com recursos do Governo Federal. Podemos oferecer vários cursos de capacitação e que devem ser vinculados a Secretaria de Assistência Social. Dentro desse programa podemos atingir os jovens que podem ser capacitados e preencher a necessidade de profissionais no mercado de trabalho”, informou Dalva que salientou também que na linha do Pronatec o Senac pode atender por meio do FIC (Formação Inicial e Continuada).
A gerente explicou ainda que outra linha de capacitação é ofertado via Programa Senac de  Gratuidade, pelo qual são desenvolvidas ações de capacitação de 40 a 200 horas. “O PSG é mantido com recursos do próprio Senac oriundos das contribuições dos empresários. Hoje para Toledo temos orçado dois milhões para desenvolver em ações de capacitação, destinadas ao público em geral, sendo que cada curso tem seus requisitos e tema de acordo com as ocupações”, explicou Dalva. A gerente salientou que esses são os dois grandes projetos que podem ser articulados ao governo municipal, além de outras ações que dependem do planejamento e recursos da prefeitura.
Segundo Dalva outra linha de ação que pode estar vinculada ao governo municipal são os cursos do Programa de Aprendizagem. “Neste caso a prefeitura pode desenvolver o encaminhamento de jovens quando da abertura de turmas dos programas de aprendizagem, que é específico para o jovem que faz a sua matrícula em um programa de aprendizagem e é contratado por uma empresa. Ele não pode desistir do ensino regular”, disse.
O prefeito disse na oportunidade que estará avaliando juntamente com a equipe de governo e setor jurídico de que forma a administração poderá atuar em parceria com o Senac desenvolvendo ações que contribuam para a qualificação e formação de mão de obra para o mercado de trabalho no município.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2