Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Fórum “De Caso com a Palavra” divulga projetos selecionados para edição em Foz do Iguaçu

Cléo Busatto, escritora, contadora de histórias e coordenadora do Fórum “De Caso com a Palavra” 2013, divulga os cinco projetos selecionados para a edição em Foz do Iguaçu. São eles: “Confabulando”, da mediadora Arlete Ruver, que representa a Biblioteca Cidadã, da cidade de Marechal Cândido Rondon, “Semeando Sonhos”, de Edeltraut Stefanski e Silvia Moreira Corrêa da Cruz, representantes da Biblioteca Pública Municipal – Extensão Pioneiro e Biblioteca Jardim Panorama, da cidade de Toledo, “O Despertar para a Leitura no Clube do Livro”, de Jaqueline de Oliveira Miguel Benitez e Lizeth Alves de Souza El’Youssef, representantes da Escola Municipal Coca Coralina, da cidade de Foz do Iguaçu, “A Valorização da Contação de Histórias”, de Maria Aparecida Miranda dos Santos e Luzia Aparecida Felix Nascimento, representantes do Colégio Estadual Amâncio Moro, da cidade de Corbélia e “Encontro com o Conto”, de Ricardo Batista De Oliveira, representando o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Professora Geni Sampaio Lemos, da cidade de Jacarezinho.

19/02/2013 - 12:49


As iniciativas participarão do encontro que acontece no dia 1º de março, no auditório César Lattes – Parque Tecnológico Itaipu. Outros profissionais de leitura e literatura do país como: Alice Penteado Martha, especialista em leitura e literatura do Paraná, André Neves, escritor e ilustrador do Rio Grande do Sul, Marina Colasanti, escritora do Rio de Janeiro e Rosana Alverne, escritora e contadora de histórias do estado de Minas Gerais acompanham os trabalhos.

Seleção dos projetos
Em 2012, a ação “De Caso com a Palavra” consistiu em oficinas com 40 horas/aula, sendo 20 horas presenciais e 20 horas de atividades. Nesta segunda parte, o mediador deveria aplicar um projeto de leitura em seu espaço de trabalho. “Para o Fórum de Foz do Iguaçu, recebemos 23 projetos que envolveram 29 mediadores e 19 cidades”, explica Cléo. “Apenas estes projetos foram aplicados à quase duas mil pessoas”, complementa a escritora.
Segundo Cléo, os critérios para a seleção foram a criatividade e o dinamismo da iniciativa, a pertinência da ação e adequação ao público alvo, aplicação do projeto à segmentos pouco usuais da comunidade e o potencial para a formação de novos contadores de história.

Sobre o Fórum
Com o tema “Efeitos e Afetos da Literatura”, a iniciativa recebe também outros profissionais de leitura e literatura do país. Entre eles estão Alice Penteado Martha, especialista em leitura e literatura do Paraná, André Neves, escritor e ilustrador do Rio Grande do Sul, Marina Colasanti, escritora do Rio de Janeiro e Rosana Alverne, escritora e contadora de histórias do estado de Minas Gerais.
Os fóruns são gratuitos e oferecem aos participantes uma reflexão sobre o texto literário. O ensino de como o mediador tem papel fundamental na formação do ser humano, a partir da subjetividade e da fantasia proporcionadas pela leitura também será abordado. As inscrições são realizadas gratuitamente pelo site www.cultura.pr.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3024-7342.

Da Assessoria

Anuncio gene 2