O espaço conta com a mais moderna tecnologia para atender as necessidades das prefeituras da região: essa é a primeira experiência do gênero no Brasil, ou seja, pela primeira vez, uma entidade municipalista instalada uma estrutura dentro de uma usina, conceito que servirá, caso obtenha êxito, como referência para outras regiões do País.
O espaço terá múltiplas funções. A primeira delas será capacitar servidores das prefeituras para acompanhar e captar recursos como o Siconv (Sistema de Convênios do Governo Federal). Em um segundo momento, vai agregar esforços para o aporte de investimentos regionalizados, como o programa Cidade Digital, uma iniciativa do Ministério das Comunicações em parceria com o Ministério do Planejamento que servirá para dotar a região com redes de fibra ótica para garantir mais velocidade de conexão de internet e levar a banda larga para as cidades que ainda não dispõem deste benefício. O EAM atuará ainda na área ambiental, educacional, projetos e outros.
“Trata-se de um momento histórico. Desde 1969, ano em que o municipalismo foi criado na região, esse é o passo mais importante de avanço da entidade que congrega e defende as grandes e principais bandeiras de luta da região Oeste”, disse o presidente da Amop, José Carlos Schiavinato.
“No passado, a região perdeu recursos por falta de articulação e integração. Esse é o primeiro passo de vários que serão dados com a formalização dessa parceria”, afirmou o diretor geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek. Por sua vez, o prefeito anfitrião, Reni Pereira, Foz do Iguaçu recebe de braços aberto esse novo empreendimento. “O desenvolvimento do Extremo Oeste passará por esse escritório”, afirmou.
Da Assessoria
GERAL
Amop ganha espaço na maior usina do mundo
Com a presença de prefeitos e prefeitas da região e da diretoria da maior usina hidrelétrica em geração de energia do mundo, a Itaipu Binacional, a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) inaugurou nesta quarta-feira (20) o EAM (Escritório de Apoio ao Municipalismo), uma estrutura física de atendimento aos 52 municípios da região localizada no PTI (Parque Tecnológico da Itaipu), que fica dentro da usina, em Foz do Iguaçu.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2Avanços no SIM permitem ampliação e atração de agroindústrias para Toledo
- 3"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 4Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 5Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo