Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Programas voltados à juventude retomam às atividades

Os programas Agente Jovem Ambiental e Projovem Ambiental, oferecidos aos adolescentes do município de Toledo pela Secretaria de Assistência Social, voltaram às atividades regulares ontem (07).

08/02/2011 - 14:29


Conforme o coordenador dos programas, Rodrigo Daniel Gonçalves Leandro, os adolescentes participaram de uma palestra para marcar o início do ano sobre políticas e direitos da juventude. “Ao todo foram inseridos oito jovens no programa Agente Jovem e aproximadamente 24 no Projovem Ambiental. Muitos que participavam ano passado completaram 18 anos, havendo uma renovação nos participantes”, informa o coordenador. O programa é realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Europa, Panorama, Jardim Coopagro e Vila Pioneiro.

Já o programa Florir Toledo, iniciou as atividades no dia 1°. Conforme o coordenador, Oseias Soares Santos, na primeira semana as atividades foram mais esportivas. Eles realizaram um torneio de futebol. “Para promover uma interação entre os noves novos adolescentes que entraram no programa realizamos um campeonato de futebol. Mas, as atividades voltaram ao normal na segunda-feira, 7”, informa.

 

Novas Atividades

Os participantes do Agente Jovem Ambiental, conforme Rodrigo, estão com muitas atividades programadas para o ano. “Estão com visitas técnicas para o Show Rural, em Cascavel, no parque da Itaipu em Medianeira, dentre diversas outras localidades”, afirma. Ainda em fevereiro os adolescentes irão distribuir panfletos, produzidos pelo Governo do Estado, alertando a população quanto a dengue, no Terminal Rodoviário e também na praça Willy Barth. “Além da distribuição dos panfletos os jovens irão apresentar um teatro alertando a população sobre a proliferação e os sintomas da doença, informações que contém na cartilha”, informa.

Já os jovens do Florir Toledo irão realizar o reflorestamento do Parque do Povo, através do projeto Wangari Maathai, em uma parceria com o Ministério Público e a FM Pneus. “Serão plantadas aproximadamente 1.000 mudas de árvores nativas. O objetivo é a preservação ambiental e a conscientização dos jovens. Um dado importante é que para cada 500 folhas de papel sulfite tamanho A4, é utilizada uma árvore adulta”, explica Oséias.

 Proteja

Na quinta-feira (10), às 8h30, no auditório da prefeitura, será realizado o lançamento de edital da seleção de jovens de 15 a 24 anos do Programa de Proteção de Jovens em Territórios Vulneráveis (Projeja).

O programa vai dar uma bolsa auxílio de R$ 100 mensais aos jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade, egressos de medidas socioeducativas, criminais, dentre outros. De acordo com Rodrigo, o objetivo do programa é a ressocialização dos jovens.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29