A secretária de educação, Tânia Elisete de Grandi, explica que a administração anterior deveria ter realizado algum tipo planejamento em médio ou longo prazo. “Não houve planejamento da base da lei, pois os professores pegaram o benefício e a educação não tinha formatado um planejamento para cobrir a vaga destes professores, como diagnosticando o impacto que seria gerado na folha com a contratação de novos educadores”.
A secretária destaca que a atual administração é favorável ao benefício do professor, porque é um direito conquistado pela classe, mas crítica a falta de planejamento na educação nos últimos. “A educação deve ser visualizada adiante. Nunca existiu uma previsão do que poderia acontecer em 2013. Nunca avaliou-se o ensino para saber como estaria agora”.
A secretária geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo, Ivana Dall’Agnol, lembra que no ano passado foi realizado o concurso de remoção das escolas. No dia da audiência, algumas vagas ficaram abertas por desencontros de informações no trâmite. Segundo Ivana, neste ano, o concurso foi fechado em fevereiro e diagnosticou a falta de professores, uma situação que foi antecipada no ano passado. “Desde o ano passado falta planejamento da Secretaria de Educação. Muitas eventualidades aconteceram durante todo ano, como professores que afastam-se do sistema para fazer tratamento de saúde. Alguns tiraram a licença prêmio, entre outros fatores”.
Ela salienta que é impossível abrir uma sala e não ter um professor. “Lembrando que o estagiário não pode ser regente de turma. O sindicato teve conhecimento da falta de professores no ano passado e buscou soluções, porém outros professores preferem não denunciar por medo de retaliação”.
A secretária de educação, Tânia afirma que o prefeito Beto Lunitti tem dado respaldo para a Secretaria e informou que vai contratar novos professores, já que existe um concurso vigente e uma lista de educadores. “O prefeito está comprometido com esta causa, mas a comunidade precisa compreender que o chamamento vai acontecer após o gestor ter em mãos o estudo contábil do Município”.
A chefe de governo, Selma Becker, confirma a contratação dos profissionais e se passar do limite da folha prudencial, o prefeito Beto Lunitti deverá ter outras medidas. Ela reafirma que esta situação será solucionada, já que o chamamento de novos educadores está em seu Plano de Governo.
Entenda a análise contábil
O Tesouro Nacional instituiu normas internacionais de controle contábil e orçamentário dos Municípios. A orientação era que as mudanças aconteceriam a partir de 2014. No entanto, o Tribunal de Contas do Paraná estabeleceu as alterações no sistema para este ano, pois entende que 2013 ingressam os novos gestores. Contudo, a empresa prestadora de serviço desta área está sem tempo hábil para ajustar o sistema de Toledo e dos Municípios da região. Com isso, os prefeitos não tem acesso detalhado da contabilidade e muitas ações acabam não sendo executadas.
EDUCAÇÃO
Falta de planejamento em anos anteriores fragiliza atendimento a população
A falta de educadores na rede municipal de ensino é decorrente desde 2010. Em anos anteriores, a Secretaria de Educação adotou como estratégia a remoção de profissionais, ou seja, o educador era transferido para suprir a vaga em uma determinada escola. Contudo, o professor ao ser remanejado abria um novo precedente. O sistema apresentou nova deficiência a partir do momento em que aconteceram novas matrículas e algumas escolas tiveram a necessidade de abrir novas turmas, colaborando mais uma vez para a falta de professores. O processo que já não estava bom estrangulou com a falta de planejamento a partir da aprovação da Lei Municipal 2.074, de 24 de novembro de 2011. A Lei garante que 15 professores por ano que aposentam-se (no ano corrente) fiquem fora de sala de aula enquanto aguardam a liberação do benefício.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2Avanços no SIM permitem ampliação e atração de agroindústrias para Toledo
- 3"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 4Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 5Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo