Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Prefeito Beto Lunitti anuncia inclusão de Toledo no Plano Aeroportuário. Engenheiros realizam vistoria na próxima semana

Buscando a evolução do desenvolvimento econômico do Município de Toledo, o prefeito Beto Lunitti anuncia a inclusão de Toledo no Plano Aeroportuário, uma ação sob o aspecto de políticas humanas de democratização das ações deste governo. O governo municipal representado pelo secretário de desenvolvimento econômico, Edemar Rockenbach, juntamente com o deputado estadual Elton Welter participaram de uma reunião em Curitiba, na quinta-feira (21), para tratar sobre os investimentos para Toledo. O prefeito, Beto Lunitti, afirma que antes mesmo de assumir e nestes quase 60 dias de gestão buscou estabelecer ações para que Toledo estivesse preparado para receber investimentos do governo federal. O secretário municipal de desenvolvimento econômico, Edemar Rockenbach, enfatizou os investimentos do governo federal anunciado por uma medida provisória em 28 de dezembro de 2012 e a contrapartida do Município que é o repasse do terreno. “Foi fundamental a determinação do prefeito, Beto Lunitti para nos atermos ao aeroporto e hoje podemos afirmar que Toledo está enquadrado no plano aeroportuário”.

22/02/2013 - 12:05


Segundo Beto Lunitti, a equipe estava atenta as políticas de desenvolvimento do País. “Observou-se a necessidade de investimentos em aeroportos regionais e a interiorização a viação. No final do ano, a presidenta, Dilma Rousseff, anunciou um pacote de investimentos para os aeroportos. Hoje temos a certeza que Toledo faz parte do contexto de investimento do governo federal”.
O deputado estadual, Elton Welter, também especialista em desenvolvimento regional, disse que na academia aprendeu que um dos fatores que promove o desenvolvimento econômico, geração de renda e riqueza a população é estruturar os seus meios de transporte (ferroviário, rodoviário e aéreo). “Desde 2011 quando retomei os trabalhos fiz expedientes. Fui duas vezes à SAC junto com outros deputados para articular que Toledo fosse colocado neste plano e agora a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann contemplou o Município”.
O prefeito, Beto Lunitti, se comprometeu em nome do vice-prefeito, Adelar Holsbach e de sua equipe em buscar as oportunidades que governo federal oferece aos Municípios, diante de uma visão de crescimento do país. “Estamos atentos com competência e vontade de crescer. A inclusão de Toledo no Plano Aeroportuário não é uma ação isolada, mas sim, contempla o esforço do governo municipal por meio das assessorias e secretarias”.
Projeto do aeroporto de Toledo
O prefeito enfatiza que a administração foi implantada pela iniciativa popular e, por isso, seu objetivo é cumprir as propostas apresentadas a sociedade durante os quatro anos. “Temos como proposta estabelecer um planejamento para o desenvolvimento de Toledo agora, médio e longo prazo”.
Diante disso, buscando cumprir as propostas de governo, o prefeito descentralizou a ação. Beto Lunitti afirma que é sua obrigação nortear as políticas, mas também descentralizar e oportunizar aos secretários a atuarem em suas pastas. “Para o aeroporto, designei o secretário de desenvolvimento econômico, Edemar Rockenbach, para fazer as tratativas com o governo federal”.
O prefeito ainda solicitou que sua equipe fizesse um levantamento da estrutura do aeroporto de Toledo com técnico no assunto. A sugestão repassada é a construção de uma nova pista com maior dimensão. A atual seria utilizada para taxiar. “O aeroporto irá funcionar sob os aspectos dos passageiros e iremos incluir o transporte de carga. Nós iremos trabalhar com as perspectiva de oferecer um projeto bom para os engenheiros do Banco do Brasil e que atenda as expectativas dos investidores atuais e futuros”.
Nos próximos dias, conforme Rockenback, o Município deverá cumprir algumas tarefas com urgência, pois o Governo Federal tem pressa no processo. Ele informa que no dia 26 de fevereiro, os engenheiros do Banco do Brasil estarão em Toledo para realizar uma visita in loco ao aeroporto. “Estamos reunindo documentos para passarmos todo o tipo de informações a eles”.
Na sequência, o Município tem até o dia 06 de março para preencher um questionário informando a situação econômica da cidade, do aeroporto e outros dados. “O Banco do Brasil será o responsável por coordenar toda a elaboração dos projetos. O processo está um pouco facilitado para a nossa equipe, porque algumas situações foram adiantadas, o que facilita a conversa com os técnicos. Fizemos vários questionamentos, porque já estávamos inteirados no assunto”.
O deputado estadual, Elton Welter, solicitou que a equipe observe detalhes durante o preenchimento do questionário. “Os projetos serão avaliados pelo ITA e pela Universidade Federal de Santa Catarina e financiados pelo Banco do Brasil. O projeto pode ser aprovado entre quatro ou cinco meses. As obras podem começar ainda neste ano. Cabe ao prefeito avaliar se existe um projeto pré-ponto que já possa dar entrada no Banco do Brasil”.
A agenda de compromissos terá continuidade no dia 13 de março em Brasília com a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Segundo o secretário, a visita terá como objetivo informar o processo de estruturação do aeroporto.
O prefeito, Beto Lunitti, conclui que a inclusão de Toledo no plano aeroportuário é uma oportunidade buscada pela administração e a partir do trabalho do deputado estadual, Elton Welter e da Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. “Temos a grata satisfação de poder participar deste momento importante e histórico para o desenvolvimento de nosso município e da região”.

**Audiência Pública**
No ano passado foi realizada uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei (PL) 26/2012 que dispõe sobre o Zoneamento de Uso do Solo no entorno do Aeródromo (Zusea) e cria a Zona de Proteção de Ruídos (ZPR), a Zona de Proteção ao Aeródromo (ZPA) e a Área de Segurança Aeroportuária (ASA). O PL busca preservar a finalidade da área e atender as normas nacionais e internacionais relativas à aviação. Na oportunidade, o consultor técnico, Ruy Guilherme Salonski da Silva falou sobre a importância da aprovação deste plano e sobre a construção do aeroporto regional.
Outras informações http://www.casadenoticias.com.br/noticias/7598?page=1120

Anuncio gene 2