Segundo Paula Franciele da Silva, enfermeira obstétrica, os bons números são reflexo da constituição de uma equipe multidisciplinar que envolve: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionista, especializados na área obstétrica. “Isso possibilita um atendimento diferenciado a este público e proporciona maior qualidade desde os primeiros instantes de vida”, observa Paula.
Rede Mãe Paranaense
O programa Rede Mãe Paranaense é resultado de um conjunto de ações que envolvem desde a captação precoce da gestante, passando pela classificação de risco - tanto da mãe quanto da criança - e as garantias de um ambulatório especializado para gestantes de risco e do parto por meio de um sistema de vinculação ao hospital. O atendimento do projeto prevê o acompanhamento no pré-natal, com a realização mínima de sete consultas e 17 exames. Desde setembro de 2011, a Hospital Bom Jesus passou a desenvolver ações voltadas à gestação de alto risco.
Para mães e bebês
As ações da rede Mãe Paranaense são destinadas às mulheres em idade fértil e crianças menores de um ano de idade. Segundo dados do Instituto de Geografia e Estatística (Ibge) em 2010, essa faixa populacional representa no Estado do Paraná uma população de 177 mil mulheres. Em contrapartida, o Sistema Nacional de Nascidos Vivos (Sinasc) mais de 152 mil bebês nasceram em 2011.
Da Assessoria
SAÚDE
Hospital Bom Jesus apresenta resultados de programa materno
Mais de 75% dos nascimentos realizados pelo Hospital Bom Jesus em 2012 são procedimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Programa Rede Mãe Paranaense. Ou seja, do total de 976 partos, 734 integraram o projeto estadual.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 3Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 4Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025



