“Os indicadores de desempenho, especialmente os ambientais, por se tratar de uma novidade, já que a normativa é datada de 6 de dezembro do ano passado, ainda são alvo de dúvidas por parte de gestores da construção civil”, destaca Arthur.
Segundo ele, também fazem parte da lista de itens que geram necessidade de esclarecimentos os prazos para obras auditadas, o papel do responsável técnico em um canteiro e outros temas.
Arthur, que é de Curitiba e atua como coordenador regional do Tercpar-Cert, explica que várias são as vantagens da certificação para a gestão de uma obra, como mais qualidade, competitividade, controle de gastos e economia de custos. “Com isso, o reflexo se dá no foco final, que é o cliente”, analisa.
Arthur explica que, com a mudança, para participar do Siac Execução de Obras por este nível, as construtoras devem enviar apenas a Declaração de Adesão assinada e com firma reconhecida em cartório. O prazo de validade foi estendido para 12 meses, sem possibilidade de prorrogação.
Da Assessoria
Dúvidas sobre portaria federal são esclarecidas em Cascavel
O gestor de negócios do Tecpar-Cert (Instituto de Tecnologia do Paraná), Arthur Eduardo Pereira de Souza, proferiu palestra nesta semana, no Sinduscon-Oeste/PR (Sindicato da Construção Civil do Oeste do Paraná), em Cascavel. Entre os temas discutidos, destaque para a portaria nº 582/12, do Ministério das Cidades, que instituiu a revisão dos documentos normativos do Siac (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil) no escopo da execução de obras.
Mais lidas
- 1Corpo de Bombeiros orienta como prevenir afogamentos e outros acidentes em piscinas
- 2Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 3Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 4Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Empatia não é enfeite de dezembro
- 2Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa
- 3Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 4Toledo debate implantação do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA)
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025


