A secretária de educação, Tânia, esclarece que não é possível zerar a fila de espera, mas o prefeito, Beto Lunitti, tem o desejo que a demanda seja diminuída. “Atualmente, Toledo é formado por uma sociedade que se movimenta e tem o seu perfil voltado à modernidade. Antes, a mulher tinha como responsabilidade somente cuidar da casa e dos filhos. Hoje ela está incluída no mercado de trabalho e, por isso, precisa de um local para deixar o seu filho, no caso, o CMEI”.
Tânia relata que – ao assumir a Secretaria – o prefeito, Beto Lunitti, solicitou que fosse produzido um diagnóstico da situação dos CMEIs e, consequentemente, elaborado um relatório informando os dados. “Cada região de Toledo (sede) possui carência de vagas. No interior, a situação está mais equilibrada”. A secretária destaca que os bairros que apresentam uma demanda elevada são: Jardins Panorama, Bressan, Fachini, Porto Alegre, entre outros.
Além de produzir um diagnóstico e um relatório sobre a demanda dos CMEIs, a Secretaria começou uma discussão interna sobre as interfaces dos atendimentos dos centros e está mantendo um diálogo constante com a comunidade. Tânia enfatiza que a Secretaria não pode perder de vista que este é um governo participativo e de pleno diálogo com a comunidade. “Temos dado abertura para ouvir a comunidade. Os pais solicitam vagas, participam do processo, querem entender o sistema, entre outros fatores”.
Tânia salienta que a Secretaria vai buscar meios para diminuir esta demanda. “Estamos fazendo um replanejamento com os diretores verificando se algumas crianças possuem a idade para serem transferidas para a classe do pré I. Com isso, o CMEI abre vaga para outras crianças. Já sabemos que em alguns bairros é possível desenvolver esta ação”.
Ela acrescenta se a Secretaria tiver um planejamento, maior será o número de crianças atendidas no Município. “Também somos conscientes que não podemos lotar uma sala com alunos para não prejudicar o processo de aprendizagem”.
O relatório completo dos CMEIs será entregue ao prefeito, Beto Lunitti, no início da próxima semana. Tânia lembra que uma metodologia de trabalho será formatada com o prefeito juntamente com as secretarias de planejamento e educação”.
EDUCAÇÃO
Mais de mil crianças aguardam por uma vaga nos CMEIs; Secretária afirma que é uma demanda histórica
Atualmente, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Toledo possuem uma lista de espera de aproximadamente 1.100 crianças. Devido a rotatividade de crianças no local, o número altera diariamente. A secretária de educação, Tânia Elisete de Grandi, explica que esta demanda não surgiu neste ano, pois ela é um problema histórico, no qual cada centro possui a sua realidade de atendimento. Tânia afirma que ações serão desenvolvidas pelas secretarias de educação e planejamento com o acompanhamento do prefeito, Beto Lunitti, no processo.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2Avanços no SIM permitem ampliação e atração de agroindústrias para Toledo
- 3"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 4Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 5Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo