1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

PECUÁRIA

Atraso na colheita da soja atrapalha o plantio do milho safrinha

O Panorama do Agronegócio, desta semana, é direto do Show Rural. O técnico do Deral, João Luiz Raimundo Nogueira trata da expectativa do relatório do Departamento Americano de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que deve ser divulgado nesta quarta-feira (9) e também comenta o relatório do Deral, divulgado hoje (8), que apontou que a janela para o plantio do milho safrinha está reduzida, pois foi colhido até o momento apenas 3% da soja.

08/02/2011 - 16:51


O relatório do Departamento Americano de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sobre oferta e demanda mundial de grãos deve ser lançado, nesta semana, e a expectativa tem movimentado os preços. “Os preços mais sobem do que descem em função da demanda e dos estoques já serem ajustados, mas as especulações dão conta que este boletim venha com um ajuste ainda maior dos estoques de milho e soja, com isso, logicamente os preços já reagem. Nesta quarta-feira vamos ficar sabendo qual é a quantidade de soja disponível. O último relatório do USDA dizia que o estoque de soja, dos Estados Unidos era de 15 ou 20 dias. Se estes estoques estiverem ainda mais ajustados e os preços devem reagir, aliás já regem antes do relatório do USDA”.

Já o relatório do Deral, divulgado hoje (8), revelou que a área de soja colhida na região é inferior ao mesmo período, no ano passado. “Temos apenas 3% da soja colhida, enquanto no mesmo período, em 2010 tínhamos 30%. Isto significa que a janela para plantio de milho safrinha está se reduzindo, o que também nos dá suporte para os preços do milho, quem em 2011, devem passar por uma realidade totalmente diferente de 2010”.

O atraso na colheita da soja atrapalha o plantio do milho safrinha. “Além da condição de plantio e se não bastasse os preços já estarem altos, em função da demanda, dos estoques reduzidos, nós temos problemas com o plantio do milho em função do atraso da colheita da soja. Isto já aconteceu no Mato Grosso, que já tem uma previsão de redução do milho safrinha, mas isto não acontece ainda no Paraná, nem na nossa região. A nossa tendência é que teremos um aumento na semeadura de milho”.  

Sem nome %281144 x 250 px%29