Segundo Cléo Busatto, escritora, contadora de histórias e Mestre em Teoria Literária, estes livros tem sido as importantes ferramentas utilizadas pelos professores dentro da sala de aula. “Ele é fundamental para a formação das estratégias de ensino, já que norteia as ações do educador”, observa. “Além disso, quando cada aluno possui seu exemplar, fica mais fácil trabalhar com os exercícios na sala e com as lições de casa”, complementa.
Para o aluno
Atualmente, a diversidade tecnológica como a televisão, vídeo games e a internet, podem dificultar o processo de interesse no livro didático por parte dos alunos. Cléo ressalta que além de uma formação continuada do educador, que faz com que ele aborde a obra sobre várias aspectos, é fundamental que o conteúdo educacional vá além do impresso. “Hoje, não podemos pensar em educação sem considerar várias mídias. Audiolivros, conteúdos interativos e virtuais potencializam o processo de ensino e de aprendizagem de qualquer idade”, explica a escritora.
Preservação
Segundo Cléo, o cuidado com o livro precisa ser feito diariamente para que ao fim do ano, os alunos possam devolvê-los em um bom estado de conservação, podendo ser usado por outro estudante. “A obra deve ser folheada delicadamente. Não dobrar as páginas e cuidar com o tipo de material que irá usar para encaderná-los são cuidados básicos que os alunos devem ter”, lembra. “Não utilizar fitas adesivas e cola branca na hora de restaurar um fragmento também é importante, já que estes produtos causam manchas irreversíveis sobre a superfície aplicada”, finaliza a literária.
Investimentos
O governo federal investiu mais de um bilhão de reais, para garantir material escolar gratuito a mais de 42 milhões de estudantes da rede pública de ensino. Para este ano, a previsão é de que mais 66 milhões de reais sejam usados para a compra de obras literárias e técnico-científicas. A estimativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde) é de que aproximadamente 140 milhões de livros sejam distribuídos este ano, às secretarias estaduais e municipais de educação, por meio do Pndl e a Biblioteca da Escola (Pnbe).
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Dia Nacional do Livro Didático: aproveite a data e reserve um tempo à leitura
No dia 27 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional do Livro Didático. A história que resultou na criação desta data inclui o surgimento do Instituto Nacional do Livro, em 1929 e a política oficial do Programa Nacional do Livro Didático (Pndl), em 1985. De lá para cá, há regularmente uma distribuição de obras didáticas aos alunos da rede pública de ensino.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Prefeitura recebe reitor da Unioeste para tratar da Casa do Estudante
Últimas notícias
- 1Cesta básica de Toledo registra quarta queda consecutiva, mas ainda acumula alta no ano
- 2A sutil política da inércia
- 3Toledo recebe exposição de artista internacional
- 4Seca recua no Oeste e Noroeste do Paraná e se agrava no Norte e RMC, diz monitor da ANA
- 5Prefeitura de Toledo inicia construção de 30 casas populares em Vila Nova