Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Dia Nacional do Livro Didático: aproveite a data e reserve um tempo à leitura

No dia 27 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional do Livro Didático. A história que resultou na criação desta data inclui o surgimento do Instituto Nacional do Livro, em 1929 e a política oficial do Programa Nacional do Livro Didático (Pndl), em 1985. De lá para cá, há regularmente uma distribuição de obras didáticas aos alunos da rede pública de ensino.

25/02/2013 - 11:26


Segundo Cléo Busatto, escritora, contadora de histórias e Mestre em Teoria Literária, estes livros tem sido as importantes ferramentas utilizadas pelos professores dentro da sala de aula. “Ele é fundamental para a formação das estratégias de ensino, já que norteia as ações do educador”, observa. “Além disso, quando cada aluno possui seu exemplar, fica mais fácil trabalhar com os exercícios na sala e com as lições de casa”, complementa.

Para o aluno
Atualmente, a diversidade tecnológica como a televisão, vídeo games e a internet, podem dificultar o processo de interesse no livro didático por parte dos alunos. Cléo ressalta que além de uma formação continuada do educador, que faz com que ele aborde a obra sobre várias aspectos, é fundamental que o conteúdo educacional vá além do impresso. “Hoje, não podemos pensar em educação sem considerar várias mídias. Audiolivros, conteúdos interativos e virtuais potencializam o processo de ensino e de aprendizagem de qualquer idade”, explica a escritora.

Preservação
Segundo Cléo, o cuidado com o livro precisa ser feito diariamente para que ao fim do ano, os alunos possam devolvê-los em um bom estado de conservação, podendo ser usado por outro estudante. “A obra deve ser folheada delicadamente. Não dobrar as páginas e cuidar com o tipo de material que irá usar para encaderná-los são cuidados básicos que os alunos devem ter”, lembra. “Não utilizar fitas adesivas e cola branca na hora de restaurar um fragmento também é importante, já que estes produtos causam manchas irreversíveis sobre a superfície aplicada”, finaliza a literária.

Investimentos
O governo federal investiu mais de um bilhão de reais, para garantir material escolar gratuito a mais de 42 milhões de estudantes da rede pública de ensino. Para este ano, a previsão é de que mais 66 milhões de reais sejam usados para a compra de obras literárias e técnico-científicas. A estimativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde) é de que aproximadamente 140 milhões de livros sejam distribuídos este ano, às secretarias estaduais e municipais de educação, por meio do Pndl e a Biblioteca da Escola (Pnbe).

Da Assessoria

Anuncio gene 2