Os objetivos dos dirigentes foram ouvir e debater propostas e apresentar reivindicações, visando a divulgação e valorização da literatura toledana. As negociações iniciaram no dia 14 de fevereiro, em reunião com a diretora da Biblioteca Pública Municipal, bibliotecária Nancy Furtagami, madrinha do clube.
A diretora reafirmou o apoio à entidade e suas iniciativas e atividades, garantindo a continuidade da cessão de espaço e estrutura para suas reuniões regulares, na tarde do último sábado de cada mês.
O mesmo respaldo terão oficinas semanais de poesia, nas terças-feiras, das 9h às 10h e das 15h às 16h, ministradas por poetas associados e abertas à toda a comunidade, de crianças a idosos.
Entre as promoções conjuntas do clube e da biblioteca, estarão saraus e comemorações de datas especiais, como o Dia Nacional da Poesia, em 14 de março.
No Núcleo Regional de Educação, em reunião com o chefe do órgão, professor e ex-vice-prefeito Léo Inácio Anschau, e a professora Sandra Mara Marcello Nogueira, foi definida oficina mensal de literatura, ao longo do ano de 2013, com duração de 40 minutos e certificação aos participantes.
As oficinas, versando sobre a história, estilos e destaques da literatura mundial, brasileira, paranaense e toledana, serão realizadas na Biblioteca Pública Municipal e abordarão atividades específicas da arte literária, como poesia, conto e crônica, entre outras, estimulando a escrita e a leitura entre crianças, jovens e adultos.
A primeira oficina, ministrada pela professora Sandra Mara, no dia 23 de março, às 16h, terá como tema “Vendo poesia na tragédia”, propiciando a abordagem de episódios trágicos em versos, de acordo com a visão e a sensibilidade de cada participante.
Na Secretaria Municipal de Educação, o encontro com a secretária Tânia Elisete De Grandi, e a professora Silvana Martines, abriu a possibilidade de formação de novas parcerias, além da eventual retomada da Feira da Leitura, no Parque Ecológico Diva Paim Barth.
A primeira atividade conjunta será a formação de comitiva para participação no Fórum “De Caso com a Palavra”, do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura. Copel e Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu nesta sexta-feira, dia 1º de março.
Encontro para a apresentação e avaliação de propostas, sugestões e reivindicações, encaminhamento de novas parcerias e tomada de decisões conjuntas, deverá ser realizada em breve, com participação de dirigentes da secretaria e do clube.
A direção da entidade, juntamente com dirigentes da Academia de Letras de Toledo, se propõe, inclusive, a realizar oficinas de literatura e outras atividades em escolas municipais, sem nenhum ônus para o poder público.
Na Secretaria Municipal de Cultura, no dia 21 de fevereiro, os dirigentes foram recebidos pela secretária Betty Barth Calleya e igualmente lhe apresentaram sugestões e reivindicações, encaminhando diversas ações conjuntas.
Entre as parcerias deverão estar oficinas mensais de poesia no Centro Educacional Unificado das Artes e do Esporte (Ceu), no Jardim Santa Clara IV. Outra meta é a realização conjunta de cursos de literatura de curta duração, alguns dos quais com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura.
Durante o encontro, a presidente da entidade, professora Edy também solicitou à secretária a cessão formal de sala e espaço destinados à reuniões e oficinas do Clube da Poesia, no prédio da Biblioteca Pública Municipal.
Os dirigentes propuseram a destinação de salas individuais, para a manutenção acervos, como bibliotecas e documentação, além de equipamentos, ao Clube da Poesia e à Academia de Letras de Toledo, ao lado de mini-auditório, para reuniões e atividades de instituições culturais da cidade, no segundo piso do prédio da Biblioteca Pública Municipal, após a transferência do Museu Histórico para sua nova sede.
Além da presidente Edy, participaram das reuniões, representando o Clube da Poesia, o 1º vice-presidente, Albano Bracht; o 2º vice-presidente, Luiz Alberto Martins da Costa; a 1ª tesoureira, Helga Viezzer; e a 1ª secretária, Malgarete Frasson.
Da Assessoria
CULTURA
Clube da Poesia propõe novas parcerias com instituições públicas
O Clube da Poesia de Toledo está propondo a manutenção de parcerias já existentes e a adoção de novas iniciativas conjuntas, nas áreas da cultura e educação, com instituições públicas municipais e estaduais da cidade. Para isso, comitiva da entidade, liderada pela presidente, professora, artista plástica e poeta Edy das Graças Braun, visitou a Biblioteca Pública Municipal, Núcleo Regional de Educação e as Secretarias Municipais da Educação e da Cultura.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2Avanços no SIM permitem ampliação e atração de agroindústrias para Toledo
- 3"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 4Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 5Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo