1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

PECUÁRIA

Chuvas não dão trégua e podem ameaçar colheita na região

Para quem esperava os efeitos do La Ñina neste ciclo, a surpresa. Choveu mais do que o esperado e até poucos dias os agricultores não tinham muito do que reclamar, mas agora as ocorrências contínuas começam a preocupar. Segundo o engenheiro Agrônomo da Coamo em Toledo, Marcos Joel Marcolin, se continuar chovendo mais quatro ou cinco dias ininterruptos, as lavouras de soja ficam ameaçadas.

09/02/2011 - 09:16


Prontos para ser colhidos, os grãos aguardam no pé uma trégua de pelo menos dois ou três dias. Diferente do ano passado, quando nesta época cerca de 40% das plantações já haviam deixado o campo, desta vez somente 5% foram para os silos e armazéns. A explicação é simples. O ciclo atrasou por uma série de motivos. Entre eles o principal, as chuvas, hoje abundantes mas no momento do plantio, escassas,

Segundo o agrônomo, até o momento a qualidade dos grãos não foi afetada, mas a soma de fatores pode prejudicar a oleaginosa. “Se ainda chovesse e depois o sol aparecesse não seria tão ruim, mas chove e fica nublado, isso prejudica muito as lavouras”, comentou. “Neste momento o campo precisaria de um pouco de chuva paa o milho que já foi ou está sendo plantado, mas o que está sendo registrado supera esta necessidade”, prossegue.

 

Em milímetros

 

Em menos de nove dias, já choveu mais de metade da quantidade esperada para todo o mês de fevereiro. Segundo medição pluviométrica feita pela unidade local da Coamo, do dia 1º até ontem, terça-feira, já haviam sido registrados 84 milímetros, 30 deles somente nesta terça.

Como as chuvas devem se manter ao menos até amanhã, estes números devem sofrer alterações bastante expressivas até o final da semana, principalmente depois das ocorrências desta manhã, ainda não contabilizadas.

 

Menos calor

 

Estas condições climáticas têm ao menos servido para reduzir as temperaturas. Nos últimos dias os termômetros não chegaram nenhuma vez aos 30ºC. A mínima tem ficado na casa dos 20ºC e a máxima não supera os 29ºC.

O calor intenso volta no domingo, quando pode fazer novamente 32ºC sem chuvas.


Por Juliet Manfrin

Sem nome %281144 x 250 px%29