Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Bolsa Família: Assistência Social vai analisar a situação socieconômica das famílias beneficiadas em Toledo

A situação social e econômica das famílias é caracterizada pela ferramenta Cadastro Único (CadÚnico). O cadastro foi criado pelo Governo Federal e tem como finalidade auxiliar os Municípios a identificarem e caracterizem as famílias de baixa renda. A secretária, Ineiva Terezinha Kreutz Louzada, afirma que com este diagnóstico é possível selecionar beneficiários e, principalmente, integrar cada pessoa a programas ou benefícios sociais. Até o mês de agosto do ano passado 10.039 famílias estão inscritos no CadÚnico. Até janeiro deste ano são 10.728 famílias que integram o cadastro. Uma das ações que as famílias são beneficiadas são os Programas de Transferência de Renda, como o bolsa família. Até janeiro deste ano 2.416 famílias de Toledo estavam inseridas no programa e recebiam em média R$ 111,90. A secretária explica que o bolsa família não pode ser analisado somente como um repasse de recurso, mas sim, analisar que ele está associado a outros programas e, principalmente conhecer os resultados.

03/03/2013 - 10:37


Ineiva lembra que um membro da mesma família que recebe o recurso participa de oficinas de qualificação profissional, programas do Município, entre outros. “O bolsa família é um benefício entre diversos outros do CaduÚnico. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) busca a articulação dos programas e projetos para as famílias para atender a situação de vulnerabilidade e não somente uma questão pontual”.
De acordo com a secretária, o desafio é o entendimento dos indicadores do perfil das famílias que recebem o bolsa família e também participam de outros programas do CadÚnico. “Atualmente, o Município é deficitário de dados e os que existem não são completos. A Secretaria quer saber quem são as famílias acompanhadas; quantos anos elas estão no sistema; quantas já se desligaram, entre outros”.
Ineiva destaca que os principais dados a serem analisados são a superação das famílias da situação de vulnerabilidade social e se o Município realiza algum tipo de acompanhamento das pessoas. “Toledo precisa ter indicadores numéricos. Hoje, temos um percentual que é mais ou menos. Estamos verificando os dados e isto deve ser divulgado para dar visibilidade ao trabalho”.
Para receber os recursos do Bolsa Família, os beneficiados devem cumprir algumas exigências. Na área de saúde, por exemplo, eles devem acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. Na educação, todas as crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos devem estar devidamente matriculados e com frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%.


Os interessados em receber os benefícios do Cadastro Único devem procurar o CRAS próximo de sua residência. Confira.

CRAS 1 – Vila Pioneiro
Território: Centro, Vila Pioneiro, Vila Operária, Vila Boa Esperança, Jardim Maracanã, Paulista, Jardim Alto Alegre, Jardim Paraíso, Bandeirantes, Park Verde, Bom Jesus e Jardim Laranjeiras.

CRAS 2 – Jardim Europa
Território: Jardim Europa/América, Pinheirinho, Concórdia, Independência, Jardim Porto Alegre, Bela Vista, Santa Clara III, Santa Clara IV, Pedrini, Jardim Heloísa, Jardim Carele, São Pelegrino.
Distritos: São Luiz, Ouro Preto, Boa Vista, Vista Alegre, Bom Princípio.

CRAS 3 – Coopagro
Vila Becker, La Salle, Santa Maria, Tocantins, Industrial, Jardim Gisele, Fachini, Planalto, Pancera (Oeste), Basso, Anápolis, Santa Clara I, Pascoali, Filadélfia.
Distritos: Concórdia D’Oeste, Dez de Maio, Dois Irmãos, Ipiranga, Vila Nova, Novo Sobradinho, Sarandi.

CRAS 4 – Panorama
Vila Panorama, Cerâmica Prata, Bressan, Parizotto, Pancera (Leste), Belo Horizonte, Croma, Santa Clara II, Jardim Torres, Cezar Park, Vila Rural.

Anuncio gene 2