Durante os dois dias, a presença dos fiscais chamou a atenção e a explicação feita pelos agentes teve por objetivo demonstrar o certo e o errado em relação ao armazenamento de materiais, garrafas, pratos de plantas e outros criadouros. Para a colaboradora Tainara Ferreira Dama, este trabalho é muito importante, afinal muitas vezes as pessoas sabem o que deve ser feito, mas se não tiver alguém sempre lembrando a população acaba não se corrigindo.
De acordo com a agente de combate às endemias, Sônia de Lima Teixeira, os cidadãos estão cada vez mais conscientes do quanto é importante cuidar do seu quintal. “Nós estamos trabalhando com esta campanha para que saibam o quão fundamental é cuidar do seu quintal e deixar tudo limpo. Nós percebemos durante estes dois dias que todos estão interessados e tirando suas dúvidas. O sistema de amostragem que estamos fazendo facilita esta compreensão”.
A agente ainda lembrou que mesmo realizando visitas de casa em casa, vistoriando os quintais e conversando com os moradores, ainda existem moradores que não são orientados por estarem trabalhando. “Por isso, é importante a visita nas indústrias. Fica muito mais fácil”.
O diretor de Marketing da indústria, Marco Aurélio Miguel, considera a ação de extrema importância para reforçar a conscientização entre os colaboradores. "O fato das pessoas observarem o mosquito de perto e conhecerem as formas de evitar a formação de focos contribui muito para fortalecer a mensagem de que todos são responsáveis na prevenção da dengue".
Segundo o coordenador de Controle e Combate às Endemias, Genair Grunevald, a meta é sanar as dúvidas os trabalhadores. “Nós estamos realizando essa amostragem para que todas as pessoas conheçam uma larva e ao vê-la possam agir de maneira independente no combate à dengue. Entrando nas indústrias atingimos cerca de 3 mil. Então o trabalho de conscientização passa a ter um retorno maior e rápido”.
Importância
Grunevald ainda lembrou que é importante que os cidadãos sigam as instruções repassadas, uma vez que o período de proliferação do mosquito é de sete dias. “Se as pessoas tirarem dez minutinhos de um dia da semana e vistoriarem o seu próprio quintal estarão matando as larvas antes mesmo que elas se tornem um mosquito transmissor”.
Ele lembrou ainda que em dias de chuva as pessoas devem fazer uma vistoria rápida em seus quintais. “Em períodos de muita umidade é mais fácil que mosquito se desenvolva pelo fato das larvas serem depositadas em lugares escuros e secos”, lembrou.
O responsável pela área de Meio Ambiente da Prati-Donaduzzi, Josley Vaz Santos, explica que a empresa vê como uma rotina o cuidado e a prevenção contra a dengue. "A cada chuva reforçamos as vistorias e limpeza no pátio da empresa, mas, diariamente nossa equipe trabalha com a prevenção, eliminando possíveis focos, cobrindo recipientes que podem acumular água e realizando a coleta de lixo", finalizou.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Campanha “10 minutos Contra a Dengue” é realizada na PratiDonaduzzi
Na segunda (04) e nesta terça-feira (05) a empresa farmacêutica Prati Donaduzzi realizou, em parceria com Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias de Toledo, uma ação voltada à conscientização de seus colaboradores em relação às medidas preventivas contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue. A campanha “10 Minutos Contra a Dengue” mobilizou agentes de combate às endemias e colaboradores da empresa. Na oportunidade, foram repassadas aos funcionários orientações simples que podem ser postas em prática em apenas dez minutos durante a semana. Os colaboradores também aproveitaram para tirar dúvidas.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2Avanços no SIM permitem ampliação e atração de agroindústrias para Toledo
- 3"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 4Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 5Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo