Na ocasião, o Prefeito Beto Lunitti assinou decreto designando os novos membros entidade e tratou das metas para a sala do empreendedor no município. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Edemar Rockenbach, foi nomeado presidente do Comitê, que é formado por representantes das Secretárias Municipais de Saúde, Administração, Fazenda, Educação, Habitação e Urbanismo, Meio Ambiente, Assistência Social e Proteção à Família, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Planejamento Estratégico, Comunicação Social e a Assessoria de Organização Comunitária.
Também fazem da CGM, representantes de cinco entidades entre elas o Sindicato do Comércio Varejista de Toledo, o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Toledo (SINDIREPA), o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP/PR), a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e o SEBRAE.
Com relação às metas da Sala do Empreendedor de Toledo, a responsável pelo órgão, Fernanda Moreira, ressaltou que foi realizado um planejamento para quatro anos. “Nós determinamos que conforme o crescimento de atendimentos da sala, nossas metas serão aumentadas”. A Sala do Empreendedor registrou uma média de 500 atendimentos em janeiro e 450 em fevereiro. Fernanda destacou que esses números se devem, em parte, à declaração da pessoa jurídica do micro empreendedor individual (MEI). Mensalmente são realizados aproximadamente 400 atendimentos, dos quais cerca de 40, são referentes a novas empresas e o restante são acompanhamentos.
A projeção de metas da Sala traz muitas expectativas para o município. “Um dos nossos objetivos é chegar a 500 atendimentos até o fim deste ano e a 1.200 até 2016, nossa proposta com isso é expandir o público, que hoje se limita ao empreendedor individual. Até 2016 queremos atender a micro e pequena empresa também”, comentou Fernanda.
O órgão também pretende, junto com outras entidades a exemplo do SEBRAE e ACIT, realizar ações como a sala itinerante que possibilita o atendimento nos distritos, e a realização de palestras nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centros da Juventude de Toledo tratando o tema empreendedorismo como uma opção aos jovens. Outra ação proposta em parceria com o SEBRAE é a criação de um programa de acompanhamento das empresas por um determinado período. “Queremos que as empresas que se instalam no município não fechem por falta de conhecimento ou acompanhamento profissional, diminuindo assim a taxa de mortalidade das empresas. Hoje trabalhamos com um percentual de 20% e queremos chegar em 15% até 2016”, finalizou.
Competências do Comitê Gestor Municipal
O Comitê Gestor Municipal tem como principais metas acompanhar, no âmbito municipal, a regulamentação e a implementação do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, inclusive promovendo medidas de integração e coordenação entre os órgãos públicos e privados interessados. Também cabe a entidade, orientar e assessorar a formulação da política local de desenvolvimento destas empresas.
Além disso, o comitê acompanha as deliberações e os estudos desenvolvidos no âmbito do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, do Fórum Estadual da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e do Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Reunião define o novo Comitê Gestor Municipal
Na última terça-feira (05), na sala de reuniões da prefeitura de Toledo, aconteceu a reunião do Comitê Gestor Municipal (CGM), que tem como objetivo potencializar a melhoria do ambiente de negócios para as microempresas e empresas de pequeno porte.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2Avanços no SIM permitem ampliação e atração de agroindústrias para Toledo
- 3"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 4Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 5Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo