Até o momento, apenas o pré-escolar 1 e 2, e as primeiras, segundas e terceiras séries permanecem o dia todo na escola. Durante um dos períodos os alunos estudam os conteúdos normais da grade curricular e no outro realizam atividades extracurriculares como o inglês e a musicalização.
De acordo com a coordenadora do Tempo Integral da Secretaria Municipal Educação (SMED), Silvia Felizardo, o objetivo das aulas neste regime é desenvolver cidadãos mais comprometidos com a sociedade. “Com a permanência das crianças nas escola durante todo o dia, pretendemos tornar nossos alunos mais participativos na comunidade e mais conscientes dos seus direitos e deveres” declarou.
Resultados
De acordo com a coordenadora pedagógica Escola Municipal Waldyr Luiz Becker, Rosangela Adenilda de Souza, as aulas em tempo integral têm sido muito positivas. Os alunos passam dez horas diárias na escola aprendendo e desenvolvendo novas habilidades e conquistando um destaque maior entre os demais alunos. Rosangela afirmou que os resultados são visíveis. “Os pais que acompanham seus filhos e nos procuram para conversar, contam que seus filhos se destacam. Aqui nós temos uma mãe com um filho matriculado no tempo integral e o outro no regular, e ela relatou que o que permanece conosco o dia todo se sobressai em algumas atividades”.
Já a diretora da instituição, Iris Marcia Kunzler, disse que os professores percebem certa autonomia nos alunos. “Com o passar do tempo eles se tornam mais independentes e isso fica evidente nas atitudes do dia-a-dia. Além disso, a convivência diária com os colegas faz com que aprendam a respeitar-se através das atividades realizadas e do convívio com os demais”, lembrou.
Segurança
Outro ponto positivo apresentado pelas escolas de tempo integral é a questão da segurança. De acordo com a diretora de Educação, Neusa Koval, os pais dos alunos encontram nesse sistema de ensino a segurança que precisam ter para entregar os seus filhos a alguém enquanto trabalham. “A maioria dos pais precisa desse serviço, e na escola eles observam que existe segurança para as crianças e para toda a família“, frisou.
Novos projetos
A diretora de Educação, Neusa Koval, lembrou também que existem projetos tramitando buscando a ampliação do sistema. Na próxima semana uma reunião com os diretores e coordenadores de todas as escolas municipais discutirá esta temática. “Este ano faremos um estudo aprofundado em cima de toda a normativa do ensino integral do município. Iniciaremos esta atividade com um encontro com representantes das escolas de tempo integral e as do ensino fundamental normal”, explicou. Durante o evento serão analisadas as leis e o que é exigido para que o Conselho Municipal de Educação aprove o regime integral no município.
Com a aprovação deste sistema será necessária a contratação de mais professores para suprir toda a demanda. “Se formos iniciar as aulas integrais em 2014 com mais turmas, faremos, durante todo este ano, uma projeção visando o aumento no efetivo de professores e profissionais da educação para dar todo o suporte aos alunos”, finalizou.
Da Assessoria - Toledo
EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação estuda ampliação de turmas em tempo integral
Todas as escolas municipais de Toledo que trabalham com as aulas em tempo integral já reiniciaram suas atividades normais. As Escolas Municipais Waldyr Luiz Becker, no Jardim Fachini, Carlos Friedrich, Jardim Coopagro, e Vereador José Pedro Brum (CAIC), no Maracanã, retomaram as aulas ainda em fevereiro. Na última segunda-feira (04) a Escola Municipal Ivo Welter, no Jardim Santa Clara IV, que até então trabalhava apenas com as aulas de ensino regular, recebeu suas turmas integrais.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
Últimas notícias
- 1Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 2Avanços no SIM permitem ampliação e atração de agroindústrias para Toledo
- 3"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 4Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 5Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo