1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Nova diretoria da Sanepar descarta redução das tarifas básicas de água e esgoto’

A nova diretoria da Companhia de Saneamento Básico do Paraná (Sanepar) está percorrendo as 19 regionais espalhadas pelo estado para ver de perto a situação de cada uma delas além de estabelecer uma aproximação entre todas. Nesta manha, foi a vez do presidente, Fernando Ghignone, e do diretor de Operações, Paulo Alberto Dedavid, visitarem a regional de Toledo onde disseram durante uma coletiva à imprensa que não estão previstas entre as mudanças, ao menos não por enquanto, a redução da tarifa básica de água hoje definida em 10 metros cúbicos de água independente se foram ou não consumidos, e dos 80% da taxa de esgoto de acordo com o valor pago pelo consumo de água.

10/02/2011 - 10:01


Dedavid deu explicações técnicas do porquê destes valores e reforçou que a população precisa saber disso. “Para um futuro, não muito breve, com a expansão dos serviços e aumento das áreas de abrangência da Companhia isso até poderá acontecer”, disseram.

Durante a visita o presidente afirmou que a Sanepar vai passar por uma auditoria onde serão levantados dados da real situação, principalmente de saúde financeira da empresa.

 

Ampliação das regionais

 

Entre as mudanças imediatas, Ghignone adiantou que serão criadas novas unidades regionais, expandindo de 19 para 22 em todo o estado que serão acopladas em cinco grandes unidades localizadas nas cidades de Ponta Grossa, Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.

Os eixos precursores também serão focados a partir de agora na coleta, transporte e destinação do lixo, assim como a manutenção e melhoramento dos serviços de fornecimento de água e captação e tratamento do esgoto.

Ampliar os atendimentos e aproximar municípios que ainda não são abastecidos pela Sanepar também aparece como meta. Dos 399 em todo o estado, 344 recebem esta cobertura. Os demais possuem contratos com prestadores terceirizados. A expansão da cobertura de saneamento básico também aparece nos planos da nova equipe. Atualmente 62% dos domicílios paranaenses em áreas urbanas têm o serviço completo, ou seja, água tratada e rede de esgoto. “Queremos chegar em quatro anos a 70% da população, mas para isso precisamos de investimento de R$ 1,5 bilhão”, comentou o presidente.

Em Toledo

 

Em Toledo os dados superam a média estadual e nacional. Hoje 78% dos domicílios são contemplados com estes serviços e até o final deste ano serão 83%,devendo ser ampliado para 86% até o final do ano que vem e ultrapassar os 90% em dezembro de 2013. Para isso, obras que já estão em andamento ou que constam no cronograma de execução serão mantidas sem nenhuma alteração contratual. Esta foi a garantia dada pelo presidente da Sanepar que deixando Toledo no inicio da tarde segue para Campo Mourão onde visita mais uma regional. As visitas encerram na próxima semana quando será traçado um perfil da situação que todas se encontram.

Saiba mais do que falou o presidente da Sanepar e o diretor de operações na entrevista em vídeo aqui na Casa de Notícias

 

Por Juliet Manfrin

Sem nome %281144 x 250 px%29