Ela apontou que as toledanas representavam 38,85% da força de trabalho do município em dezembro, mas enfrentam uma diferença de remuneração, pois enquanto o salário médio dos homens é de R$ 1,4 mil o das mulheres é de R$ 90,00. Ela apontou ainda a violência contra a mulher, relatando que neste ano foram registrados 52 casos em Toledo e defendendo ações em rede para fazer frente ao problema. “Há muito a fazer, esperamos estar à altura dos desafios”, afirmou Maria Cecília.
O presidente da Câmara Municipal, Adriano Remonti, considerou o momento histórico e destacou o grande número de mulheres que atuam no Legislativo, afirmando esperar que as mulheres ocupem 50% das vagas na próxima legislatura e destacando que elas trabalham 50% mais que os homens. A sessão especial também contou com as presenças dos deputados estaduais Duílio Genari e Elton Welter, além de uma rápida passagem do prefeito Beto Lunitti devido a outro compromisso.
Nos discursos dos vereadores um momento de emoção marcou a manifestação de Ademar Dorfchmidt, que homenageou sua mãe Helga, presente na plateia com a nora e o neto, lembrando as dificuldades no interior quando ela ia ao médico de charrete para atender os filhos. Ele lembrou ainda a vinda para a cidade e os 30 anos que ela se dedicou como doméstica para educar os seis filhos, afirmando “nós vencemos, mãe”, descendo da tribuna emocionado e abraçando-a na plateia, sob aplausos de todos.
Sueli Guerra, como única vereadora, lembrou as manifestações dos colegas e o costume com relação às mulheres e agradeceu ao esposo “guerreiro” pelos 29 anos juntos. Ela disse que hoje o Dia da Mulher é algo mais alegre, mas se lembrar o motivo da data com certeza gostaria que não houvesse. A vereadora disse que ainda há preconceito quanto à mulher no trânsito, na política, mas por mérito de mulheres guerreiras, lutadoras, alguns deles estão sendo superados, destacando a peculiaridade da condição feminina. “A grande beleza de ser mulher é ser forte e delicada ao mesmo tempo, a grande beleza de ser mulher é ser paixão e razão simultaneamente”, afirmou a vereadora.
A homenagem contou com participações da cantora Crys Wander que no encerramento cantou “Mercedita” ao lado de sua mãe, Ivonete Gonçalves de Souza, que lhe inspirou a buscar a profissão, homenageando-a também pelo Dia da Mulher.
Da Assessoria