Img 3650

Preservar é uma questão para todos

Despertar a conscientização por meio da leitura é um dos objetivos da obra ‘Reciclei e Recicléo’, da escritora cascavelense Shirley Fonseca. O livro já está na segunda edição e o lançamento e no sábado (16), das 16h às 20h, na Livraria Nobel do Cascavel JL Shopping. O evento conta ainda com apresentação da peça Conscientização, baseada no livro e a apresentação do Coral Sementes do Amanhã.

11/10/2010 - 10:59


"Quando leem o livro, as crianças acham diferente um pneu e um papel de bala que foram jogados no rio pedirem às pessoas para que não joguem lixo nas ruas. Isso faz com que elas repensem seus hábitos. Os personagens Reciclei e Recicléo abordam a importância de reciclar o lixo. Se ele for separado corretamente é fonte de renda. Um benefício para as pessoas e para o meio ambiente. Na minha infância sempre brinquei em córregos limpos, tive contato com a natureza preservada. E desejo isso para a turminha do futuro. Como grande parte dos adultos não leva a sério a questão do meio ambiente, acredito que devemos conscientizar as crianças desde cedo. O primeiro passo é cuidar com o excesso de consumo e ser responsável pelo lixo que cada um produz. Preservar é uma responsabilidade de todos, não só das crianças", lembra Shirley.

Segundo ela, quase tudo pode ser reaproveitado. Um exemplo disso é o cenário do teatro do livro. “Os peixes que compõem o cenário do rio foram confeccionados com pets. As flores, árvores e os bichinhos que compõem a fauna e a flora são feitos de papelão. A arte tem poder de transformação e transformar usando material reciclável é mais mágico ainda”, explica.

Com a obra, Shirley pretende que as pessoas percebam que não é possível ter qualidade de vida sem cuidar da natureza. “O ar, a água e o solo contaminados prejudicam a saúde de todos”, enfatiza.

A escritora já escreveu sete livros, porém dois publicados. “O Reciclei e Recicléo que também será lançado na versão para colorir e uma adaptação em braile, em parceira com a Biblioteca Pública e A Nova Missão de Alertina, que fala sobre a prevenção de acidentes domésticos, que será relançado em breve. Os outros vão esperar um pouco”, comenta a autora.

 

Apresentações

Às 17h, será apresentado o espetáculo baseado na obra. O teatro é uma adaptação livro e foi feita pelos funcionários do Ônibus-biblioteca. Os figurinos foram criados a partir de materiais recicláveis e assinado pelo artista plástico Borges Damaceda.

Às 18h, haverá apresentação do Coral Sementes do Amanhã, do Instituto Alfredo Kaefer, formado por 25 crianças. O repertório será os clássicos infantis entre eles, Aquarela, de Toquinho.

Sem nome %281144 x 250 px%29