Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Biblioteca Pública ganha novos exemplares

A Biblioteca Pública do centro, da Vila Pioneiro, a Estação da Leitura, no terminal Rodoviário, e a Biblioteca do Panorama receberam novos exemplares adquiridos pelo município. A entrega foi feita nesta quinta-feira (10), pela secretária de Educação Janice Salvador, enquanto um grupo de leitores aguardava a liberação dos empréstimos.

10/02/2011 - 16:05


Ao todo foram adquiridos 556 exemplares, totalizando um investimento de R$ 10 mil entre livros de literatura infantil, juvenil e adulto, romances, livros de auto-ajuda, entre outros materiais. Todos os exemplares já foram catalogados e estão à disposição dos leitores. As bibliotecas escolares e dos centros de educação infantil (cmeis) também serão contempladas com novos exemplares.

Maria Luci Birck, de 68 anos, ao lado da filha, Tânia, e da neta, Vitória, estava entre os leitores que aguardavam ansiosos a liberação dos exemplares. Entre os novos livros, elas já haviam escolhido seis, que pretendiam levar para casa. “A gente escolheu estilos semelhantes e depois que uma lê repassa para a outra”, conta dona Maria Luci, que tem na leitura o seu maior prazer. “Minhas amigas me convidam para ir a um baile, ou fazer um passeio, mas eu gosto mesmo é de ler um bom livro”, conta ela. “Sempre gostei muito de ler, desde pequena”, acrescenta, ressaltando que isso vem de berço. Na família, o pai assinava jornais e revistas, o que facilitava o acesso. Leitora da extinta revista Cruzeiro, hoje ela é fã da revista Veja, que lê de ponta a ponta. O mesmo caminho está sendo seguida pelos filhos e netos. “Entre os filhos, só tem um que não gosta de ler. Os outros todos lêem muito”, entrega.

Toda a semana, ela, uma das filhas ou netos vai à biblioteca para retirar um exemplar. “Com os livros tão caros, a biblioteca é um socorro muito grande para quem gosta de ler”, acrescenta Tânia. Ela acredita que além da falta de hábito o custo elevado dos livros faz com que os brasileiros leiam muito pouco. “Cerca de 90% da população não tem condições de comprar um bom livro”, estima. “O livro faz a gente viajar, a gente ri, chora, se entusiasma, se diverte com a leitura”.

Conforme a secretária municipal de Educação, a compra dos livros para as bibliotecas públicas faz parte de uma ação da administração municipal de incentivo à leitura. Ela agradeceu o apoio e a participação de leitores e dos Amigos da Biblioteca, que são frequentadores assíduos e que apresentaram sugestões de livros. A SMED deverá fazer novas aquisições ainda neste ano e para isso pediu sugestões. A lista deverá ser elaborada em breve, uma vez que o processo de compra é bastante moroso. A bibliotecária Nanci Futagami também ressaltou a importância desta compra. Segundo ela, o volume é expressivo e mantido este investimento anual a Biblioteca Pública tem condições de atualizar o seu acervo.

O pioneiro e historiador Ondy Niederauer também prestigiou a entrega dos livros e destacou a importância da leitura. Segundo ele, é preciso que pais e professores incentivem nossas crianças a ler, uma vez que tomado gosto a pessoa não larga mais o livro. Na sua opinião, é importante que as crianças e jovens tenham acesso a livros de aventura e de autores tradicionais, despertando assim o gosto pela leitura.

 

SMED entrega livros para bibliotecas de escolas e cmeis

 

Escolas e centros de educação infantil serão contemplados com novos livros para as suas bibliotecas. Os materiais foram adquiridos no final do ano passado e serão repassados às escolas e creches nesta sexta-feira (11), às 9h, na sede da Secretaria Municipal de Educação. Conforme a secretária, Janice Salvador, foram adquiridos com recursos do município diversos livros de literatura infantil e juvenil, que a partir de agora estarão à disposição dos alunos. Ao todo foram investidos R$ 90 mil na compra dos exemplares.

O reforço das bibliotecas, conforme ela, faz parte de um trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação de motivar as crianças para a leitura, além de diversificar e ampliar o acervo das bibliotecas. Entre os exemplares adquiridos estão livros de diversos estilos, conteúdos e formatos, visando atender crianças e jovens de diversas faixas etárias.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29