O prefeito Beto Lunitti esteve em Brasília na última terça-feira (19) acompanhado do líder de governo vereador Ademar Dorfschimidt, da superintendente da Casa de Saúde Bom Jesus - Michelle Okano Anzanello e participaram de uma audiência com o ministro da Saúde Alexandre Padilha, o qual sinalizou a certificação. A conquista da filantropia para o hospital, segundo o vereador Ademar Dorfschmidt, encerra uma luta de muito tempo.
A partir da oficialização da categoria a instituição estará habilitada para receber doações e outros fundos financeiros com fins à melhoria do atendimento aos pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). “Com a certificação em filantropia podemos fazer parceria com as três esferas de governo e receber recursos destinados exclusivamente para instituições filantrópicas”, ressalta Michelle Okano Anzanello, superintendente da Casa de Saúde.
O prefeito Beto Lunitti comemorou a conquista e ressaltou o papel fundamental que o líder de governo teve no processo. “É justo ressaltar o empenho que o vereador teve. Somamos esforços e em menos de quinze dias viemos duas vezes a Brasília para pleitear melhorias para a saúde do nosso município. E o compromisso do ministro Padilha nesta demanda consagra mais uma conquista para Toledo”, destacou Beto.
HOSPITAL REGIONAL E MINI HOSPITAL
O prefeito Beto Lunitti também tratou com o ministro Padilha questões relacionadas ao Hospital Regional e sobre o Mini Hospital Municipal Dr. Jorge Nunes. O prefeito informou ao ministro que após a conclusão das obras do Hospital regional de Toledo o empreendimento deverá ser equipado com a maior brevidade possível para tender os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde que atende uma população de 350 mil habitantes. Beto destacou ainda para o ministro Padilha que enquanto a obra não fica pronta os internamentos em leitos simples e de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são encaminhados ao Hospital Bom Jesus que sofre com a carência de vagas em UTI pediátrica atendidas pelos SUS no município. “Diante do exposto, solicitamos a viabilização de recursos na ordem de 20 milhões de reais para a aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento do hospital”, disse o prefeito. O ministro recebeu o pedido que seguirá para avaliação no Ministério da Saúde.
O prefeito também encaminhou pedido ao ministro da Saúde para avaliar o credenciamento do Mini Hospital no Ministério da Saúde para a viabilização de recursos que serão destinados ao custeio de leitos de retaguarda para a unidade. Beto justificou ao ministro que o Mini Hospital presta serviços de pronto atendimento e atende demandas não graves e pequenas cirurgias por meio de corpo clínico próprio, com 35 leitos de retaguarda e que estes leitos precisam do credenciamento junto ao Ministério para viabilizar recursos e melhorar o atendimento à população. O ministro também recebeu o pedido e afirmou que irá encaminhar estudo para verificar a possibilidade do credenciamento.
APICULTORES
Além das pautas da saúde, o prefeito também tratou em Brasília de uma reivindicação dos apicultores de Toledo. Beto se encontrou com o deputado federal Zeca Dirceu para tratar sobre o repasse de recursos para a Associação dos Apicultores de Toledo. O deputado se comprometeu em atender o pedido.
LIDERANÇAS
Na comitiva que acompanhou os trabalhos em Brasília estavam também o senador Sérgio Souza, o deputado federal André Vargas, e secretária da liderança do PMDB nacional Cleusa Baceto.
Da assessoria – Toledo