O secretário de administração, Amaury Vilmar Linke informou que o decreto já está em vigor desde o dia 27 de fevereiro de 20013. “A pouco mais de um mês que este decreto foi assinado pelo prefeito Beto Lunitti em respeito às comemorações cristãs da Páscoa. Sendo assim, funcionarão apenas os serviços essenciais como é o caso da saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já alertou aos servidores para que não sejam agendadas nenhum tipo de consulta para estes dias”, explicou o secretário.
De acordo com a diretora geral de saúde, Denise Campos, os atendimentos emergenciais de saúde acontecerão no Mini-hospital. “As Unidades Básicas de Saúde (UBS) não estarão funcionando neste período de ponto facultativo, por tanto a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já organizou uma equipe que realizará os atendimentos no Mini hospital”, comentou.
Agendamentos
Como o atendimento acontecerá de maneira continua no Mini hospital, não haverá atendimento de consultas agendadas. Segundo a diretora de saúde todas as consultas que seriam realizadas nesta quinta e sexta-feira foram transferidas para o dia primeiro (segunda-feira). “Nenhuma consulta foi agendada para esses dias, justamente pelo ponto facultativo. Toda a equipe foi orientada pela secretaria, a agendar consultas para o próximo dia de atendimento normal nas UBS’s”, explicou.
O atendimento feito para os pacientes da União Oeste Parananse de Estudos e Combate ao Câncer (Uopecan) se manterá regularmente. Os motoristas das ambulâncias estarão fazendo um revezamento para atender a toda a demanda que pacientes que precisam ir até a Uopecan de Cascavel. “Os pacientes que fazem o tratamento em Cascavel, podem ficar tranqüilos, pois as ambulâncias estarão funcionando normalmente, já que a o tratamento não pode parar”, explicou a diretora.
Não só as ambulâncias para a Uopecan estarão funcionando, como também as de pronto atendimento que trabalharão constantemente no município para atender a todas as demandas emergenciais.
Escalas
As escalas para os plantões estão sendo feitos com uma semana de antecedência pela Secretaria de Saúde. Sendo assim, toda a equipe de médicos já está escalada para cumprir os horários e realizar o atendimento a toda a comunidade.
Da Assessoria - Toledo