O secretário de Planejamento Estratégico Jadyr Claudio Donin, a diretora de planejamento e controle orçamentário Regina Angnes e vários outros secretários, assessores e vereadores, além de membros de diversas entidades, sindicatos, associações de moradores e população em geral, lotaram o auditório da prefeitura.
A audiência é obrigatória por lei. Na ocasião a população tem a oportunidade de participar e reivindicar, indicando ao governo municipal suas principais necessidades, pois é por meio do PPA, que são estabelecidas diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos, organizando as ações do governo em programas que resultem em bens e serviços para a população. O Plano reúne todas as ações que se deseja realizar dentro de um período de quatro anos. Baseado nele será elaborado a lei de diretrizes orçamentárias e o orçamento de 2014.
Entre as reivindicações que foram ouvidas na audiência, está a necessidade de melhoria da acessibilidade e adaptação. Um dos participantes pediu a adaptação nas escolas. A secretária de Educação Tânia de Grandi, que estava presente na ocasião, comentou que esse problema já está sendo analisado. “De fato a acessibilidade é um problema em algumas escolas. As mudanças já estão previstas por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do ano passado, mas não foi incluso ao orçamento na época, para tanto já estamos tomando as devidas providências”. Assuntos e reivindicações voltados para área da Saúde e Cultura também tiveram bastante enfoque.
Segundo o secretário de Planejamento Estratégico a presença dos secretários foi muito importante. “Os secretários que participaram da audiência possibilitaram um melhor entendimento dos presentes sobre a atual situação de cada assunto, pois eles já iam respondendo as questões”. Jadyr Donin destacou ainda que a audiência merece uma excelente avaliação. “Tivemos uma participação expressiva. As pessoas participaram, debateram e de forma harmônica se mostraram interessadas em entender o que se passa na administração”, explicou
Cronograma do PPA
Todas as secretarias municipais estão elaborando suas propostas para a formatação do PPA. O próximo passo é o envio do documento para votação na Câmara Municipal. A prefeitura tem prazo limite até o dia 30 de abril. O PPA é aprovado por lei quadrienal, tendo vigência do segundo ano de um mandato majoritário até o final do primeiro ano do mandato seguinte. Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, público-alvo, e produtos a serem entregues à sociedade.
Da Assessoria - Toledo