1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Assis leva campanha contra AIDS na cadeia

O Setor da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Assis Chateaubriand iniciou as atividades de prevenção da AIDS para o ano de 2011. Em conjunto com o Laboratório Municipal foram coletados sangue de 73 detentos  (60 homens e 13 mulheres) da 48ª DRP nesta semana. Também Foram entregues folhetos sobre a prevenção de DST (doenças sexualmente transmissíveis).

11/02/2011 - 13:23


Segundo a Enfermeira Julia Ishii, foram solicitados exames de HIV (AIDS), VDRL (sífilis), HbsAg (hepatite B), e Anti HCV ( hepatite C ), pois grande parte dos detentos usam piercing e tatuagens. Procedimentos esses que de acordo com os internos, não foram realizados em clínicas especializadas, o que aumenta os riscos de contaminação dessas doenças.

O delegado Ary Nunes Pereira aprovou a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. “Este trabalho é muito importante. A saúde pública mobiliza muitos setores de nossa sociedade e, aproveitando que o detento está aqui e se dispõe também a colaborar, cedendo o material para esses tipos de exames, é uma forma de tentar erradicar determinados tipos de doenças que ainda estão acometendo as pessoas”, destacou o delegado Ary, contando que os presos aprovaram os trabalhos das enfermeiras. “Pelo que chegou ao meu conhecimento, os detentos acharam muito bom. Muitos deles não tiveram oportunidade de fazer esses tipos de exames até agora. Esse trabalho é também muito importante, porque vem ao encontro com a lei da execução penal e também se for detectado algum tipo de doença serão tratados e encaminhados para o devido tratamento”, detalha Ary.

Da Assessoria - Assis Chateaubriand

Sem nome %281144 x 250 px%29