O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, se encontra nesta quinta-feira (28) com o presidente da Tunísia, Moncef Marzoukim, e com o ministro de Direitos Humanos do país, Samir Dilou.
Gilberto Carvalho disse que há interesse por parte da Tunísia de desenvolver um modelo para as eleições parecido com o sistema eletrônico brasileiro. A população tunisiana irá às urnas em junho. Serão as primeiras eleições presidenciais no país desde a revolução popular que ocorreu há pouco mais de dois anos e derrubou o regime não democrático de Zine El Abdine Ben Alim, que estava no poder desde 1987.
“Eles estão interessados no sistema eleitoral brasileiro. Eles pediram que venha junto uma delegação [do Tribunal Superior Eleitoral], no mês de maio, para mostrar como funciona o sistema eleitoral eletrônico brasileiro”, disse o ministro.
O governo tunisiano também estuda mandar um grupo ao Brasil para conhecer ações como como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Bolsa Família. “Ficou muito claro o interesse que eles têm nas nossas políticas sociais. Acho que para fortalecer a democracia agora eles vão ter que fazer uma ofensiva no objetivo de sanar o abismo entre os excluídos e o desemprego da juventude”, completou Carvalho.
Da Agência Brasil